O Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro visitou Cuiabá, acompanhado do Monsenhor José Maria Pereira e do Padre Rogerio Dias da Silva. Durante a visita, o bispo manifestou solidariedade as vítimas da chuva, frisando que as dependências das igrejas católicas da região estão a disposição para receber os desabrigados. Nesta sexta-feira, 14, se não estiver chovendo, Dom Filippo Santoro visita os locais atingidos pela chuva em Teresópolis, pois desde o inicio da manhã de quarta-feira, mantém contato com os padres desta cidade.
Padre Rogerio, que teve a casa invadida pelas águas do rio, contou que desde as primeiras horas de quarta-feira, a comunidade católica da região atendeu as vítimas fornecendo abrigo, alimentos, roupas e material de higiene pessoal. Por causa da tragédia nestas cidades, a Diocese suspendou o curso dos padres, que ocorreria na próxima semana em Mendes e criou a campanha SOS Serra (Mitra Diocesana, Agência 401-4, Bradesco, conta corrente 114134-1) para arrecadar recursos para ajudar as vítimas, além de alimentos e roupas.
Dom Filippo disse que a situação é caótica, pois quatro dos municípios – Petrópolis, Areal, São José do Rio Preto e Teresópolis – que formam a Diocese foram atingidos pela chuva, deixando milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, além dos muitos mortos. Os seminaristas da Diocese de Petrópolis foram doar sangue e Dom Filippo Santoro fez um apelo para as pessoas façam suas doações e que procurarem os bancos de sangue das cidades para que os hospitais possam atender as vítimas.
O Bispo disse que o curso foi cancelado para que os padres possam ir até as comunidades atendendo a população e as paróquias que não foram atingidas pela chuva, possam atuar para arrecadar alimentos e roupas para as vítimas. “A Diocese está toda empenhada em atender os desabrigados e desalojados. Estamos recebendo apoio de várias dioceses do Estado do Rio e também da Cáritas Brasileira e Internacional”.
Monsenhor José Maria Pereira, pároco da Igreja de São José em Itaipava, contou que a comunidade católica da Laginha está mobilizada e estão desde quarta-feira, 12, preparando comida para atender os desabrigados. O Bispo de Petrópolis visitou a Laginha, conversou com as pessoas que estão fazendo a comida, ressaltando que este é um grande exemplo de solidariedade neste momento.
O Pároco de Areal, Padre Marco Antônio contou que situação na cidade está muito complicada. “Após as cheias estamos com mais ou menos 1200 pessoas desabrigadas, 50 casas totalmente destruídas e 450 danificadas e ainda estamos padecendo a falta de alimentos, pois a enchente atingiu o mercado local” contou o padre.
A Prefeitura de Areal está se esforçando para socorrer a todos e, segundo o padre, o prefeito Laerte Calil de Freitas está indo pessoalmente em algumas casas que estão correndo risco de desabamento para pedir aos moradores que se retirem das residências. O Padre Marco Antônio disse que qualquer ajuda será importante para os moradores de Areal, principalmente comida e roupa.
Fonte: Diário de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário