15 de julho de 2010

Balões

Pois é, as festas juninas já começaram e com elas todo um ritual. Pipoca, paçoca, quentão, quadrilha, bandeirinhas, fogueiras e... balões.
Fogos de artifícios e balões, em geral, são as atrações principais das festas, mas muito mais do que bonitos eles são perigosos, tanto que soltá-los se tornou  crime a partir de 1998.
O número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros neste período tende a crescer enormemente e em sua maioria são incêndios e pessoas com graves ferimentos causados por fogo.
No inverno a vegetação está mais seca e pega fogo com mais facilidade. Além disso, há o risco do balão cair em casas e edifícios, provocando incêndios e danos não apenas ao patrimônio, mas também à saúde e à vida de pessoas.
Fogos de artifícios podem parecer seguros, mas nem sempre transportados ou utilizados de forma adequada.
Guardar as “bombinhas” nos bolsos pode fazer com que elas explodam causando queimaduras graves.
Já aquelas bombinhas conhecidas como “estalinhos” ou “biribinhas” não causam danos à saúde, desde que atirados no chão.
Para tentar minimizar os problemas decorrentes das festas juninas, o Corpo de Bombeiros preparou uma cartilha especial com dicas para os festeiros.
Caso alguém seja atingido por fogos ou mesmo balões, os primeiros-socorros são fundamentais. Envolver a área queimada com uma toalha molhada e levar a pessoa imediatamente para um posto médico é a melhor solução.
Em caso de pequenos focos de incêndio tente apagar o fogo, caso não consiga ou se o foco for grande, não banque o herói, chame imediatamente os bombeiros pelo telefone 193.
Então não se esqueça, aproveite a época, mas não descuide da segurança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário