3 de setembro de 2009

PRODUTOS DE LIMPEZA CASEIROS

Detergente Caseiro

Ingredientes:

- 400 a 500 g de SABÃO feito com GORDURAVEGETAL - pode ser de glicerina ou de coco, pedaços usados (restos) de sabonetes, etc;

- 6 litros de ÁGUA;

- suco (coado) de 2 LIMÕES;

- 2 a 6 colheres de sopa de AMONÍACO.



Material:

- uma vasilha não metálica (balde de plástico, etc);

- um funil (não metálico);

- um coador;

- um recipiente para aquecimento (com capacidade para 2 litros);

- um ou vários recipientes de plástico com tampa; (obs.: eu reutilizo embalagens vazias de produtos de limpeza, etc para armazenar o produto final: aproximadamente 6,5 litros);

- um pedaço de pau (ou um instrumento qualquer, não metálico, para mexer a mistura);

- luvas (opcional);

- fogão (ou aquecedor).



Modo de Preparo:

Colocar, no balde, 5 litros de água, e o suco coado dos limões.

Picar o sabão, e colocá-lo no recipiente para aquecimento (contendo 1 litro de água).

Então aquecê-lo, em fogo brando, até o sabão se dissolver, mexendo sem parar com o pedaço de pau (ou uma colher de madeira, usando o cabo desta, para evitar que a mesma fique com resíduos de sabão na sua parte mais utilitária). Após a dissolução do sabão, agite bem a água do balde e despeje o sabão derretido nele; continue mexendo bem o conteúdo e adicione o amoníaco. Mexa mais, até misturar tudo, então o detergente estará pronto. Por fim, use o funil (se preferir, também as luvas) para armazená-lo em recipientes não-metálicos bem tampados, de modo a evitar que o amoníaco evapore.



Observações:

1- O recipiente metálico ficará com resíduos de sabão no final do processo. Por isso, se o mesmo fôr uma panela, lave-a bem, e não a use, para cozinhar, enquanto estiver com odor de detergente.

2- O sabão contido no detergente, pode decantar ou coagular, principalmente em dias frios. Nesse caso, para usá-lo, basta agitá-lo ou aquecê-lo, deixando-o exposto ao sol ou, ainda, levá-lo ao fogão (conforme a embalagem utilizada, poderá ser colocada diretamente sobre o fogo, ou em banho-maria para não derretê-la).

3- O amoníaco pode reagir com metais, por isso deve ser evitado o contato entre ambos.

4- O amoníaco pode se formar, sob determinadas condições, na Natureza (em um lixo orgânico, por exemplo).

5- Se voce tiver hipersensibilidade ao amoníaco, poderá sentir alguma irritação (reação alérgica). Nesse caso, evite o contato com a pele. Use luvas de proteção, como as usadas para os serviços de limpeza em geral, ao manusear o detergente.





Desinfetante Biodegradável

Ingredientes:

- SABÃO (pode ser sobras, de preferência sabão feito com gordura vegetal);
- 1 litro de ÁLCOOL;
- 4 litros de ÁGUA.
- cerca de 30 a 40 folhas caídas de EUCALIPTO (junte as que ainda estiverem verdes).



Modo de Preparo:

Deixar as folhas submersas no álcool durante 2 dias. Usar a tintura obtida.Ferver 1 litro de água com o sabão picado ou ralado, até dissolvê-lo (da mesma forma que o detergente citado acima). Após juntar aos 3 litros de água restante, e acrescentar a tintura das folhas. Depois engarrafar.

Obs.- a tintura de eucalipto também pode ser adquirida (já pronta) em farmácias ou lojas do ramo.


Sabão

O Sabão Caseiro tem como ingredientes básicos:

· Gordura

· Soda Cáustica

· Água

A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate, quando está sobrando, também pode ser usado como base gordurosa.

Pode-se também aproveitar sobras de gordura da cozinha. Antes do uso, elas devem ser lavadas assim:

1 parte de água
1 parte de gordura.

Levar ao fogo para ferver. Tirar do fogo, mexer bem e acrescentar 1 litro de água fria para cada litro quente. As substâncias estranhas ficarão depositadas no fundo do recipiente. Quando fria, a gordura ficará solidificada, podendo ser removida. Se estiver muito suja, deve-se repetir a operação. Este processo é bom porque ajuda a tirar o sal da gordura das frituras.

A Soda é um mineral, encontrado na natureza em diferentes estados de pureza. Deve ser manuseada com cuidado para não queimar as mãos nem ser aspirado. E sempre bom usar soda de boa qualidade para produzir um bom sabão.





Sabão Neutro ou Sabão de Álcool

4 Kg de Gordura Animal
2 latas de Óleo de Soja
1 Kg de Soda
3 litros de Água morna
5 litros de Álcool

Derreter a gordura.

Acrescentar o óleo de soja

Esperar esfriar um pouco. Juntar o álcool, a soda (dissolvida em um pouco de água) e o restante da água.

Pode-se substituir as duas latas de óleo de soja por 1 Kg de gordura animal. O álcool pode ser substituído por cachaça. Não se deve usar vasilhas de alumínio.

A água que será utilizada no sabão pode ser suco ou chá das seguintes plantas: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa.


Sabão Frio

12 litros de água
1Kg de farinha de milho
1Kg de soda
4Kg de sebo cozido

Derreter o sebo num tacho ou recipiente grande. Dissolver a farinha de milho em 6 litros de água. Dissolver a soda nos outros 6 litros de água. Misturar tudo e mexer por 40 minutos. Colocar em formas, deixar secar e cortar



Sabão de Abacate

5 Kg de massa de abacate
1/2 Kg de sebo derretido ou banha
400 g de soda comercial
150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)

Colher o abacate com cuidado para não machucá-lo e guardá-lo à sombra, até que fique maduro. Após maduro, cortar o abacate ao meio e separar o caroço e a casca da massa. Colocar toda a massa numa vasilha bem limpa e acrescentar a soda, sebo ou banha e o breu. Mexer por uma hora. Colocar numa caixa forrada com plástico e deixar 24 horas para secar (dependendo da umidade do ar, algumas vezes é necessário deixar mais tempo). Cortar em barras. Para maior consistência, acrescentar 2 a 3 colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.





Sabão líquido para louça

2 litros de água
1 sabão caseiro ralado
1 colher de Óleo de Rícino
1 colher de Açúcar

Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar





Amaciante de Roupas

5 litros de Água
4 colheres de Glicerina
1 Sabonete ralado
2 colheres de sopa de Leite de Rosas

Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.





Desinfetante para banheiro

1 litro de Álcool (de preferência 70º)
4 litros de água
1 Sabão Caseiro
Folhas de Eucalipto

Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.





Detergentes

Para limpar pias, azulejos, fogão, chão branco, etc...

- 2 litros de água fervente
- ½ tablete de sabão de coco ralado
- ½ xícara de chá de amoníaco
- ½ xícara de café de suco de limão

Modo de fazer:

Depois de ralado o sabão de coco, misture com 1 litro de água e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até que dissolva bem o sabão (não precisa ferver). Tire do fogo e deixe descansar até o dia seguinte.

Então, junte o outro litro de água, misture bem, junte o suco de limão, e, por último, o amoníaco, tampe logo a garrafa, misture bem e mantenha o detergente fechado e guardado em garrafa de plástico ou vidro. Dá mais ou menos 2 ½ litros.



Pasta de limpeza para cozinhas e banheiro
- 1 tablete de sabão de coco
- 1 tablete de sabão
- 1 colher de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de detergente
- 1 litro de água

Modo de fazer:

Rale os sabões, coloque no litro de água e deixe de molho até o dia seguinte. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até que ferva um pouco. (Enquanto quente a pasta é mole).

Essa pasta pode ser feita numa lata de gordura de coco vazia e ficar guardada aí mesmo, até seu uso. Mas, se preferir, depois de tirada do fogo distribua em latinhas menores, guardando-as tampadas e usando uma de cada vez.



Pasta de limpeza para vasilhas e panelas
- 2 tabletes de sabão
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de óleo de cozinha
- 1 copo de água

Modo de fazer:

Triture o sabão no liqüidificador, junte os demais ingredientes e leve tudo ao fogo brando, misturando até obter o ponto de pasta (aparecer o fundo da panela). Deixe esfriar um pouco, e coloque em latas ou vasilhas de plástico.

Use como qualquer pasta de limpeza.







Sabão para lavagem de roupas e limpeza
Aproveitamento de sobras:

1) Junte as sobras de sabão ou seus pedaços numa lata, e encha com água até cobrir. Quando atingir uma quantidade suficiente, leve a lata ao fogo brando, mexendo de vez em quando. Estando tudo bem dissolvido, ponha 1 colher de sopa de sal e outra de vinagre para cada quilo de sabão, continuando a mexer até dar o ponto. Derrame tudo em pirex ou tabuleiro de alumínio retangular, não muito grande, para que o sabão fique alto, não se espalhando muito. Depois de bem frio e duro, cortar em pedaços.

2) Dobre o tamanho do seu sabão, para lavar louças e panelas: em 1 litro de água jogue as raspas (ou rale) de 1 tijolo de sabão em pedra; leve ao fogo lento e proceda como foi acima descrito.





Sabonete caseiro





INGREDIENTES:
½ kg de banha talhada
½ copo de azeite
4 colheres de sopa de glicerina
1 e ½ litro de água fervida, fria
100 g de soda cáustica
Perfume (quantidade à vontade)

MODO DE FAZER:
Desmanchar a soda em meio litro de água fria (a mistura fica quente) deixando descansar até esfriar novamente. Após, juntar a banha e o azeite misturando bem. Colocar o restante da água fria e algumas gotas de perfume de sua preferência, mexendo bem. Despejar em caixas de papelão forradas com plástico. Deixar repousar por um dia e cortar em pedaços pequenos. Usar após quatro semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário