Como se produz e recicla latas de alumínios
Como já foi dito, cinco toneladas de bauxita acaba em uma tonelada de alumínio. Para esse processo acontecer, há uma longa etapa que passa ainda por um outro ciclo que é da alumina.
A grosso modo o processo de produção do alumínio é dividido em três etapas.
Extração da bauxita – que se resume a extração, compactação e secagem do produto.
Transformação em alumina – Dessa bauxita vai ser retirada a alumina, uma espécie de pó branco. Esse processo conta com o uso de produtos químicos como a soda cáustica, secagem, filtragem e redução. A redução é feita através de um processo de eletrólise, processo que por meio elétrico separa componentes químicos.
Transformação em lingotes – A alumina é processada junto com outros elementos químicos. Há também a ação de eletricidade e fundição para que surjam os lingotes ou chapas de alumínio, estas últimas usadas para fazer latas. Com extremo grau de pureza, cerca de 98%, o alumínio segue para as mais diversas indústrias que o moldam, de acordo com o que desejam.
Como estamos falando de lata, vamos a segundo etapa desse ciclo que quando a chapa torna-se lata. São sete passos básicos.
Prensagem – Os rolos de chapas de alumínio são cortados e tomam o formato de pequenos copos.
Afinando – Em outro equipamento de pressão, esses copos são esticados, diminuindo sua espessura e aumentando sua altura.
Limpando – Essas latas são esterelizadas e secadas por dentro e por fora.
Rotulando – Os rótulos das latas são feitos através de um processo chamado flexografia, uma espécie de xilografia sofisticada.
Revestimento interno – Um spray cria uma película amplia a higienização interna da lata.
Moldagem do pescoço – Nessa etapa é feita uma pequena dobra aonde será colocada a tampa da latinha.
Colocação da tampa – A tampa é finalmente fixada junto com o seu anel e rebite que serão fixados após o preenchimento do conteúdo.
Bom, agora que você já conhece os passos para se fazer uma lata de alumínio, vamos voltar um pouco do processo para entender como acontece a reciclagem. Dessa vez com imagens.
Depois de consumida a lata vai para o lixo. A separação da lata de alumínio é importante porque antecipa uma etapa do processo. Mas mesmo assim o perigo de haver materiais que não sejam alumínio no processo ainda é grande. E deixar esses intrusos acabam comprometendo a reciclagem. Apesar de 100% reciclado, o alumínio reciclado deve tomar cuidado para ter um bom grau de pureza. Muitas vezes ele não chega à pureza do alumínio primário, mas chega muito perto. Fábricas como a Aleris, em Pindamonhangaba, consegue 97,4% de pureza.
Vamos aos passos da reciclagem.
Depois de recolhidas e separadas, as latas chegam para a triagem.
Uma esteira leva as latas para a prensagem. Uma nova fiscalizaçãomanual é feita. Nessa etapa uma máquina assopra a lata para o alto. Com a velocidade controlada, o vento joga as latas de alumínio para cima e objetos com materiais mais pesado caem em uma nova lixeira. É nesse etapa que aquela latinha cheia de areia que alguém colocou para aumentar o peso vai embora.
A seguir, uma prensa cria os fardos, que seguem para a indústria de reciclagem.
A seguir, uma prensa cria os fardos, que seguem para a indústria de reciclagem.
Na indústria de reciclagem, os fardos são examinados por detectores de radiaotividade, Para evitar qualquer tipo de contaminação por radiação.
Se não houver nenhum problema, os fardos seguem o processo. Eles serão novamente examinados por uma triagem, que, além dos jatos de vento, imãs são colocados para atrair objetos que contenham ferro, eliminando-os do processo. As tintas e outros produtos químicos são eliminados durante a fusão graças ao controle da temperatura dos fornos. Um processo extremamente caloroso, já que os fornos trabalham a 400º Celsius.
Fundido, o alumínio cai em recipientes que determinam sua forma final.
Uma das formas do produto acaba são os lingotes.
Para verificar o grau de pureza e resistência do produto são em pequenas amostras que são torneadas na própria indústria de reciclagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário