9 de setembro de 2010

Dia do veterinário



Assim como os seres humanos, os animais precisam de um olhar mais cuidadoso. Com os animais pet fazendo cada vez mais parte da família, a profissão de médico veterinário tem ganhado mais espaço e mercado.

A atividade, regulamentada em 1993, ganhou notoriedade na área da saúde. Com o desenvolvimento da pecuária no país, a Medicina Veterinária abriu novas chances de trabalho em um mercado bastante promissor.

Mas é o mercado pet que tem se destacado e atraido novos clientes. Na área há 16 anos, Roberto Alexandre Sassaki, proprietário de uma clínica veterinária, em Pindamonhangaba, acredita que a profissão evolui em várias vertentes. “Hoje o Brasil é um dos países que mais exporta carne bovina, por isso, o mercado tem exigido cada vez mais profissionalismo do Médico Veterinário, que atua nesta área”, conta.

Ele destaca ainda o desenvolvimento da profissão em pesquisas ligadas à célula-tronco. “Ainda é algo incerto, mas é um caminho que já mostra um potencial de contribuição para a Medicina Veterinária”, disse.

Em 16 anos atuando na área, o veterinário garante que levou poucas mordidas dos animais que atende diariamente. “Unhadas são muitas, mas mordidas são bem difíceis. Usamos o bom senso e técnica para realizar o exame com cautela e segurança”, garante.

Embora no Brasil a data em homenagem aos médicos veterinários tenha sido oficializada somente em 9 de setembro de 1933, pelo presidente Getúlio Vargas, as escolas de veterinária já existiam no país desde 1910. O decreto presidencial foi um marco, pois criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e ensino dessa profissão.
Parabéns!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário