21 de outubro de 2009

O uso correto da liberdade

O uso correto da liberdade
Nós seres humanos temos um bem muito preciso, que é o livre arbítrio. Mas nós devemos saber usá-lo corretamente, pois se não, poderemos sofrer o peso das escolhas. A nossa liberdade é cheia de escolhas, caminhos escuros e claros. Caminhos que talvez possam parecer o certo, mas que na verdade não é. Caminhos com curvas e muitos obstáculos, mas caminhos que levam você ao lugar certo. Ou caminhos em linha reta com poucos obstáculos que você possa perceber, mas que na verdade vai te levar a um lugar escuro com muitas dificuldades, tristezas e arrependimentos.
Por isso devemos pensar muito bem antes de fazer cada escolha pois você pode se enganar.
Existem algumas maneiras de você saber qual é o caminho correto. O correto é aquele que não viola nenhuma lei, que ajuda o próximo, que leva a paz as pessoas e que vai transformar você em um adolescente para um futuro integrante da sociedade, uma sociedade em paz!
Autor: Guilherme Borba Neumann

Adote um amigo





16 de outubro de 2009

Pão de Acúcar combate desperdício e muda sacolas


A Rede Pão de Açúcar está mudando suas sacolas plásticas. Agora, elas são capazes de suportar 6 quilos de produtos ante 4,5 quilos da versão anterior. A alteração se insere no programa de consumo consciente e de preservação do meio ambiente. “A ação está alinhada aos esforços destacados pela empresa para oferecer soluções viáveis que colaborem com a redução das sacolas plásticas e seu impacto no meio ambiente”, afirma o diretor de Responsabilidade Sócio- Ambiental do grupo, Paulo Pompilio. Com o projeto, a rede espera reduzir neste ano em até 20% o volume de embalagens que circulam em suas lojas.

O reforço da embalagem visa evitar o desperdício, como o uso de duas ou três sacolas sobrepostas. Na prática, significa que o consumidor não precisará mais temer pela resistência na hora de colocar os produtos adquiridos na loja. Agora, por exemplo, será preciso apenas uma embalagem para carregar duas garrafas de dois litros de refrigerante ou um pacote de cinco quilos de arroz.

“Reduzir, reutilizar e reciclar são as premissas que norteiam nossos programas de consumo consciente. No caso das novas sacolas, investimos fortemente na conscientização dos nossos colaboradores e clientes sobre a importância desses temas, especialmente no que se refere ao combate ao desperdício”, diz o diretor de operações da rede, João Edson Gravata.


Os consumidores que desejarem destinar as sacolas utilizadas para reciclagem ou reuso poderão entregá-las em uma das 105 Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever espalhadas por diversas cidades. A mudança na sacola plástica faz parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas do Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos (Plastivida), que conta com as parcerias do Instituto Nacional do Plástico (INP) e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief). Pesquisa do Ibope com 600 pessoas das classes B, C e D mostra que nada menos do que 71% dos entrevistados indicaram as sacolas plásticas como forma ideal para o transporte de compras.

Os testes com a nova embalagem começaram em junho de 2008 em nove lojas da rede. No início do projeto-piloto, 26% dos consumidores preenchiam as sacolas até atingir sua capacidade máxima. Hoje, o porcentual já chega a 60,8% e a expectativa é de que o índice evolua para o patamar de 80% neste ano.

Igreja construida por 10 mil garrafas de pet em Santa Catarina


O pastor Jeremias Ferreira, 51 anos, construiu com cerca de 10 mil garrafas PET o templo para sua igreja Amigos de Jesus, em Tubarão (SC).
A construção representa, segundo ele, o principal valor da comunidade: não pedir dízimo ou ajuda financeira aos fiéis. “Vi uma igreja com esse propósito em Itajaí (SC), que não pedia contribuição. Inicialmente, fazíamos as celebrações na garagem da minha casa, mas sentimos a necessidade de um espaço maior”, disse Ferreira ao G1.
O terreno foi comprado pelo próprio pastor, com o dinheiro que ganha como eletricista e manobrista. “O dono do terreno me deixou pagar R$ 100 por mês e fui pagando assim, aos poucos.”
Já a ideia de construir a igreja com garrafas PET surgiu durante um culto. “Estava no meio de uma reunião e tive essa ideia. Acredito que foi um plano de Deus, porque não tínhamos os recursos dos fiéis.”
O material foi recolhido por crianças da comunidade que ganhavam uma bala a cada garrafa. Em quatro meses, e com a ajuda dos cerca de 30 fiéis da igreja, a obra quase foi finalizada. “Falta completar o telhado com garrafas. Temos também alguns pneus sendo colocados, assim como outros materiais recicláveis”, afirma.
Orgulhoso da iniciativa, Ferreira pretende agora ampliar a comunidade. “Fiquei muito satisfeito. Durante o dia é bem claro, e à noite fica muito bonito. Agora esperamos ver a igreja crescer.”

Confecção de Camisetas feitas com garrafas pet ( camisetas ecológicas)


A fibra têxtil feita de garrafa PET reciclada é o mesmo que poliéster reciclado. Na produção (transformação) do poliéster reciclado utiliza-se 30% da energia utilizada na produção da fibra virgem, ou seja, além da própria reciclagem que contribui para reduzir o lixo no meio-ambiente, a economia no uso de energia também é um ativo ambiental desse produto.

Em média, para se confeccionar uma camiseta, utiliza-se uma quantidade de fibra reciclada que corresponde a duas garrafas PET.

As etapas do processo até chegar na camiseta, basicamente, são:

CADEIA DIRETA CADEIA REVERSA
1) Extração do petróleo
2) Processo de refinamento
3) Resina virgem
4) Pré-forma
5) Garrafa
6) Uso pelo consumidor
7) Descarte
Coleta Seletiva
9) Moagem e descontaminação
10) Transformação em fibra
11) Fiação
12) Tecelagem
13) Confecção

Como vimos o processo é bem simples e de grande utilidade para a conservação do meio ambiente

Vista essa idéia