24 de julho de 2009

Crédito de carbono

O que é crédito de carbono?
Créditos de Carbono são certificados que autorizam o direito de poluir.
O princípio é simples. As agências de proteção ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes.
Inicialmente, selecionam-se indústrias que mais poluem no País e a partir daí são estabelecidas metas para a redução de suas emissões. A empresas recebem bônus negociáveis na proporção de suas responsabilidades. Cada bônus, cotado em dólares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem não cumpre as metas de redução progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa estabeleça seu próprio ritmo de adequação às leis ambientais.
Estes certificados podem ser comercializados através das Bolsas de Valores e de Mercadorias, como o exemplo do Clean Air de 1970, e os contratos na bolsa estadunidense. (Emission Trading – Joint Implementation).
Há várias empresas especializadas no desenvolvimento de projetos que reduzem o nível de gás carbônico na atmosfera e na negociação de certificados de emissão do gás espalhadas pelo mundo se preparando para vender cotas dos países subdesenvolvidos e países em desenvolvimento, que em geral emitem menos poluentes, para os que poluem mais. Enfim, preparam-se para negociar contratos de compra e venda de certificados que conferem aos países desenvolvidos o direito de poluir.
Crédito de Carbono é então, uma espécie de moeda ambiental, que pode ser conseguida por diversos meios:Projetos que absorvam GEE (Gases de Efeito Estufa) da atmosfera, reflorestamento, por exemplo:
Redução das emissões provenientes da queima de combustíveis fósseis;
Substituição de combustíveis fósseis por energia limpa e renovável, como eólica, solar, biomassa, PCH (Pequena Central Hidrelétrica) etc;
Aproveitamento das emissões que seriam de qualquer forma descarregadas na atmosfera (metano de aterros sanitários), para a produção de energia.
No Brasil temos um grande potencial para a geração de “créditos de carbono”. O porte de nosso setor florestal é inigualável, nossa matriz energética é peculiar e não nos faltam fatores físicos, geográficos e climáticos favoráveis ao desenvolvimento de fontes energéticas ambientalmente sadias.

Aqui estão alguns dos motivos para você plantar não uma, mas várias árvores, e ajudar a natureza!

Aqui estão alguns dos motivos para você plantar não uma, mas várias árvores, e ajudar a natureza!
Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.
A camada de folhas que se formam a baixo das árvores, servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:
Em rios: A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.
Para o Solo: A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.
Para os animais: A erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimenta-los, eles vão embora ou morrem de fome.
Para os lençóis freáticos: Os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixa-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.
Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.
Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).
Se ainda assim, você ainda não se convenceu de que deve plantar árvores espere para saber mais…
Sombra: ah que delícia uma boa sombra ! Não é ? Bem, se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de casa de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar !
Madeira: Se você não tem nada de madeira na sua casa pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madereiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupou em saber se a madeira que está comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando ?
Papel: Não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala ! Preocupante ? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel !
Oxigênio: Você respira ? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grande cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo ! E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio. E que florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio !
Frutas: Quem não gosta de uma boa fruta ? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores às produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.
Fauna: Que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã ! Pois então ! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.
Primeiro vamos a nomenclatura:
Nativa: Ocorre naturalmente na região que se está tratando.
Exótica: Não ocorre naturalmente na região que se está tratando.
Endêmica: Espécie que ocorre exclusivamente na região que se está tratando.
Uma espécie que é nativa da Austrália é considerada exótica no Brasil, como é o caso do Eucalipto. Uma espécie pode ser Nativa do Brasil, porém endêmica da Bahia, como é o caso da piaçava. Isso quer dizer que em São Paulo, ou em Amazonas, esta espécie é considerada Exótica.
Os benefícios de se plantar árvores nativas de sua região, além de não ter os problemas das exóticas, estão descritos a baixo:
- O alimento é exatamente os que os animais nativos precisam.
- Fazem parte de uma determinada floresta onde uma espécie ajuda a outra, de diversas formas.
- Dificilmente espécies nativas são exterminadas por pragas, pois já desenvolveram muito bem uma defesa para cada praga da região. Muito indicadas em plantios orgânicos, que desejam não utilizar agrotóxicos.
- A relação entre os nutrientes disponíveis, e os nutrientes necessários para a árvore, é harmoniosa.
- São as árvores nativas que os pássaros nativos procuram para fazer seus ninhos. Você já reparou que em matas de Eucalipto ou Pinus houve-se muito pouco ou quase nenhum som de pássaros e outros animas?
- E por último, se exitem mais de 500 espécies só na Mata Atlântica, das mais variadas formas, das mais lindas flores das mais cobiçadas madeiras do mundo….





Então plante árvores.

Animais em extinção


- Existem mais de 500 animais em extinção no mundo?

No Brasil, são 107 espécies ameaçadas, entre eles estão a arara-azul-pequena, o macaco-esquimó, minhocoçu, o macaco guaíba- de -mãos- ruivas, o macaco prego-dourado, a cobra- dormideira--da-queimada-grande, jararaca-ilhoa-guinó, o veado- bororó-do-sul, o besouro-rola-bosta, várias borboletas, besouros e aranhas, etc.. Salve os animais, preserve o verde, respeite a vida!

- O que não se recicla


- O que não se recicla

- Papel carbono, adesivo, fita crepe, guardanpos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários,

- Cabos de panela e tomadas.

- Clipes, grampos, esponjas de aço, canos.

- Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana.

- Pilhas e baterias de celular, devem ser devolvidas aos fabricantes, ou depositadas em coletores especícos

O tempo médio que alguns coisas levam para se decompor na natureza:

- Fralda descartável comum: 450 anos

- Chiclete: 5 (cinco) anos

- Latas de a aço: 10 (dez) anos

- Casca de banana 3 (tres) meses

- Pilha até 500 anos

- Tampinha de garrfafa: 180 anos

- Ponta de cigarro: 6 (seis) anos

- Vidro: indetermina

- Isopor: indeterminado

- Jornais: de 2 a 6 semanas

- Sacos e copos plásticos de 200 a 450 anos

- Pneus: indeterminado

- Palito de fósforo: de 6 a 12 meses .

DIA DA ÁRVORE


DIA DA ÁRVORE
21 de Setembro
Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.
Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.
Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva.

23 de julho de 2009

Veja quanto uma torneira mal fechada desperdiça num único dia :

Veja quanto uma torneira mal fechada desperdiça num único dia :






Apenas gotejando :45 litros por dia
Fluindo em forma de filete:de 180 a 720 litros por dia.
Correndo normalmente(baixa pressão):8,5 mil a 12 mil litros por dia
Jorrando em forma de jato:25 mil a 45 mil litros por dia
Um aspersor ( molhando ojardim) consome em tornode 700 litros de água porho

Não desperdice água

Não desperdice água
Lembre a sua família para não deixar nenhuma torneira aberta.
Evite banhos demorados.
Cada minuto que voce fica com o chuveiro ligado gasta em média 12 litros de água.
Mantenha sempre a mangueira em perfeito estado; assim, você também evita desperdício.
Quando for regar o jardim, dê preferência ao período da manhã, bem cedo, ou ao entardecer. Desta forma , você evita o desperdício evido à evaporação, e as plantas vão ficar agracedias por aproveitarem melhor a água.

Curiosidade pet



O PET foi desenvolvido em 1941 pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson.
Mas as garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, após cuidadosa revisão dos aspectos de segurança e meio ambiente. No começo dos anos 80, EUA e Canadá iniciaram a coleta dessas

garrafas, reciclando-as inicialmente para fazer enchimento de almofadas.
Com a melhoria da qualidade do PET reciclado, surgiram aplicações importantes, como tecidos, lâminas e garrafas para produtos não alimentícios.
Mais tarde na década de 90 o governo americano autorizou o uso desde material reciclado em embalagens de alimentos.
As idéias para reciclar garrafas Pet são sempre bem-vindas, reciclando materiais que demorariam muito tempo para se decompor como o plástico, estaremos ajudando o nosso planeta. E além de tudo, podemos fazer coisas legais para nossa casa, sem gastar muito.
Veja alguns objetos que eram pets!


Vazo de flores
Porta moedas

Castiçal







Porta jornal e revista









Passo a passo para reciclar suas garrafas PET
Materiais: 3 garrafas pet (verde) de 2l; 2 garrafas de pet (branca) de 2l ;régua; pincel atômico azul; tesoura; barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro e chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm.
Como fazer o porta-lápis
1 – Retire os rótulos de todas as garrafas. Em uma das garrafas verdes, marque, com a régua, 10 cm de comprimento a partir do gargalo. Marque também o fundo, acima da marca da parte inferior. Recorte-os;

2 – No fundo recortado da garrafa, use a técnica One Deck para fazer o acabamento parcial.
3 – Faça o acabamento total do bico e marque-o, com o pincel atômico, dividindo-o em quatro partes. Esquente a barra e faça um furo no centro de cada linha marcada. Se preferir, faça os furos com a tesoura;
4 – Recorte os gargalos das garrafas restantes. Aqueça a chapa e utilize a técnica One Deck para dar acabamento;
5 – Para montar o porta-lápis, primeiro coloque os gargalos no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima;
6 – Encaixe o bico no fundo para compor a peça.

Poltrona de garrafa pet

MATERIAL UTILIZADO:
tesoura
136 garrafas de PET (garrafas de refrigerantes da mesma marca)
rolo de fita adesiva transparente (fita utilizada para fechar caixas de papelão)
cola branca rótulo azul (cascorez) ou cola de contato (sapateiro)
papelão
espuma de 3cm de espessura
tecido para estofar
MONTAGEM:
1) Retire o rótulo, lave e seque muito bem as 136 garrafas.
2) 32 garrafas sem as tampas serão cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveite a marca que a própria garrafa já possui e faça nesta marca o corte, se utilizar outra marca de refrigerante medir da tampa em direção ao meio da garrafa 13 cm, marcar com caneta hidrocor e fazer o corte separando a garrafa em duas partes.
3) Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 16 garrafas.
4) As outras 16 garrafas inteiras e tampadas deverão ser encaixadas uma a uma dentro de cada garrafa cortada. Tome o cuidado de fazer a mesma pressão em todas elas para as peças ficarem do mesmo tamanho.
5) Agora chegou a vez de prender as garrafas para formar o assento. Junte no mesmo sentido duas peças montadas, isto é, bico com bico e prenda-as com a fita adesiva dando 3 voltas na mesma direção. Esta fita deverá ser presa com uma certa pressão, pois assim as garrafas ficarão bem presas. Forma-se então 8 duplas.
6) Juntar novamente as duplas em dois em dois, passar a fita adesiva. Não esqueça de colocar as duplas no mesmo sentido. Feito isto teremos 4 grupos de quatro peças.
7) Coloque um grupo sobre o outro e passe a fita adesiva, fazer este processo até o quarto grupo de garrafas. Está pronta a estrutura.
8) O lado do pufe que ficará no chão é do lado do bico, pois é mais resistente.
9) Iremos agora confeccionar os braços da poltrona.
Utilizar 40 garrafas limpas e secas, 8 garrafas ficarão inteiras e com as tampas, 32 garrafas deverão ser cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveitar a própria marcação da garrafa e fazer o corte, se for garrafas lisas medir 13cm e cortar.
10) Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 32 garrafas.
11) Para montar cada peça, encaixar 4 garrafas cortadas uma dentro da outra e finalizar com uma garrafa inteira. Com este procedimento teremos no final 8 peças que serão os braços (4 para cada lado).
12) Juntar agora duas em duas as peças, prendê-las com a fita.
13) Prender as duplas formando 4 peças. Estão prontos os braços.
14) Utilize um grupo de 4 peças na lateral do assento e prenda-o também com a fita adesiva.
15) Faça o mesmo procedimento do outro lado.
16) Confeccionaremos o encosto da poltrona. Utilize as 64 garrafas restantes. 60 garrafas serão cortadas e 4 permanecerão inteiras e com as tampas.
17) Para cortá-las e montá-las utilizar o procedimento do braço.
18) Prender o encosto utilizando também a fita. Está pronta a poltrona, falta agora estofá-la.
19) Para montar o assento utilize o papelão colando-o nas garrafas.
20) Cole sobre o papelão a espuma. Se desejar pode colar também a espuma nas laterais, encosto e braços
21) Por último, faça uma capa com o tecido e encape o pufe. Pode também utilizar juta, courino, jeans, etc
BOM TRABALHO

19 de julho de 2009

COMO COLOCAR A RECICLAGEM EM PRÁTICA.


COMO COLOCAR A RECICLAGEM EM PRÁTICA.

Em sua casa, apartamento ou trabalho, as orientações a seguir:-Normalmente em todos os locais só existe um cesto de lixo. Pois bem, separe vários sacos plásticos e vá colocando cada tipo de lixo em um deles. É fácil...basta você "guardar" os saquinhos de embalagens que você ganha nos supermercados! Depois fixe um "sarrafo" de uns dois metros na parede do quintal ou da área de serviços e pendure os saquinhos com um prego, e vá substituindo-os conforme eles encherem. Se quiser, poderá escrever "caprichadinho" no sarrafo, um nome para o destino de cada saquinho. Para empresas é só orientar os funcionários e colocar tambores grandes com os respectivos nomes, logo terá muitas pessoas de olho naquele lixo que vale dinheiro.

Procure usar sacolas plásticas biodegradáveis para separar seu lixo doméstico.

Saco nº 01: Papéis revistas, jornais e seus derivados.

Saco nº 02: Vidros, lâmpadas, garrafas etc

Saco nº 03: Brinquedos, garrafas plásticas etc.

Saco nº 04 Artigos de borracha. Caso tenha pneus velhos para jogar, tome cuidados para deixá-los sempre secos, você já deve ter ouvido falar na Dengue. Fure-os ou corte em pedaços. Ou também voçe poderá levá-los em lojas de vendas de pneus.

Saco nº 05: Entulhos, madeiras, cimentos e resto de sujeiras das faxinas etc

Saco nº 06: Metais diversos, latas, arames, pregos, alumínios etc.

Saco nº 07 Objetos Perigosos como: Baterias em geral, pilhas e lâmpadas fluorescentes. Nunca jogue no lixo, pois estes produtos são altamente contaminadores e perigosos.

Saco nº 08: Orgânicos como: restos de comida, ossos etc.

Dengue


Você já deve conhecer o famoso mosquito da dengue.Neste verão fique de olho nesta praga, não se descuide, precisamos manter o controle deste mosquito e ficar atento a seus focos.Não deixe água parada, caixas d’água sem tampa, e todas essas conhecidas regras que devemos manter o costume.Então neste verão de o seu melhor para combater a dengue e não se esqueça temos que ser mais fortes que estes mosquitos!

QUANTO LIXO!


QUANTO LIXO!
Quando você joga alguma coisa fora, ela vai para o lixo. O caminhão de lixo passa por sua rua, recolhe os sacos de lixo, e é a última vez que você os vê. Mas o que você acha que acontece com o lixo depois? Desaparece? De jeito nenhum!Quase todo o lixo é levado para um depósito e a maior parte dele é simplesmente enterrada. Hoje em dia estamos produzindo tanto lixo que em muitos lugares já não existe espaço suficiente para enterrá-lo.Precisamos agir rápido e reduzir a quantidade de lixo que produzimos. Como fazer isso? RECICLANDO!RECICLAR quer dizer REUTILIZAR os materiais em vez de jogá-los fora. Para isso precisamos utilizar a COLETA SELETIVA.Coleta seletiva significa organizar o lixo por tipo de material: papel, plástico, metal, vidro. Assim, tudo que puder ser reciclado estará separado e será reenviado às fábricas para reutilização. Somente o lixo que não pode ser reaproveitado , tal como lâmpadas, papel higiênico, fraldas descartáveis e chicletes, irá para o depósito de lixo.

TOME NOTA!

O que podemos fazer para ajudar?

Jogar o lixo no lugar certo.Papel metal plástico vidroE se o lugar onde você mora ainda não utiliza a coleta seletiva, você pode ajudar a implantá-la.

ECO EXPERIÊNCIA

ECO EXPERIÊNCIA
Faça sua própria experiência e descubra o que aconteceVocê vai precisar de:1 copo de água uma flor branca qualquer corante para alimentos azulPASSO A PASSO1. Corte com cuidado a parte de baixo da haste da flor.2. Coloque no copo com água algumas gotas do corante (pouca quantidade) e mexa até que água esteja totalmente colorida.3. Coloque a flor dentro do copo.4. Após algumas horas, volte e verifique a flor. Você perceberá que a flor ficou azul.
O QUE VOCÊ DESCOBRIU?
Que todos os elementos que se misturam à água passam para todos os seres vivos: plantas, animais e o próprio homem. Por isso, é muito importante cuidar bem dos nossos rios e mares, mantendo-os sempre limpos.

O nosso maior problema, a destruição da natureza.

O nosso maior problema, a destruição da natureza.
Nunca como agora, a natureza foi tão agredida.O crescimento populacional, o consumismo e a industrialização aceleraram o processo.É preciso reverter esta situação. Rios assoreados, ar poluído, campos indiscriminadamente queimados, destruição das florestas, extermínio da flora e da fauna e tantas outras tristes cenas precisam ser eliminadas de nosso cotidiano."A humanidade está sentada numa bomba relógio. Se a grande maioria dos cientistas do mundo estiver certa, temos apenas dez anos para evitar uma enorme catástrofe que pode alterar todo o sistema climático do nosso planeta, e que resultará numa destruição épica, envolvendo inundações, seca, epidemias e ondas de calor fatais. Uma catástrofe criada por nós mesmos. "

POR QUE É TÃO IMPORTANTE RECICLAR?


Por que é tão importante reciclar?

Porque além de economizar recursos naturais (tudo que fabricamos foi produzido com materiais retirados da terra), o reaproveitamento dos materiais diminui a quantidade de lixo produzido, o que é bom para o planeta e bom para todos os seres vivos.

Veja alguns exemplos:

PLÁSTICO: Sacos, copos, garrafas pet e todo tipo de plástico: esse material entope os bueiros, causando enchentes, e polui a água dos rios e oceanos. O plástico dura muito, e por isso pode ser reaproveitado para fazer novos objetos. As garrafas pet se transformam em vassouras, mobília e até tecido de malha para fazer camiseta.

VIDRO: O vidro pode durar até milhares de anos. Ele é feito de areia muito, muito quente. Reciclando vidro, economizamos muita energia e areia também.

PAPEL: O papel é feito de celulose retirada das árvores e de água.Vamos reciclar o papel para economizar água e evitar que árvores sejam cortadas.

LATAS DE ALUMÍNIO: Reciclamos e economizamos alumínio e energia elétrica.

PNEUS: Também duram muito,muito, muito, depois que não servem mais para rodar. A borracha dos pneus usados pode ser reaproveitada em calçamento de ruas e até para fazer tijolos.

PILHAS E BATERIAS: Jogadas fora junto com o lixo, são muito tóxicas e poluem tudo. A boa notícia é que os fabricantes podem reaproveitá-las para fabricar novas pilhas e baterias.

Os dez mandamentos para economizar água


Os dez mandamentos para economizar água
1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
POESIAS QUE NOS AJUDAM A REFLETIR SOBRE A NATUREZA
Terra
Olá! meu planeta lindo!Hoje vim lhe visitarMuita gente anda dizendoQue você vai acabar.Todos nós aqui estamosPara juntos te salvar.E queremos te dizerQue nunca vamos te abandonar.Vamos cuidar de vocêE vai voltar a sorrir.Temos força e coragemE vamos te reconstruir.
de Maria Amarante

Os mares e rios
Os mares e rios, que beleza!até nos tiram a tristezamas por que alguém desejariadestruir esta natureza?Dizem que daqui a alguns anosnão haverá água nem para beber,e as guerras serão por causa delae não pelo "grande" poder.Os mares, a cada dia,recebem toneladas de poluiçãoentão, chego a uma conclusão,o que está mais poluído é o nosso coração.Depois de tudo o que falei,cheguei a mais uma conclusão,para não sofrermos no futuro,precisamos tomar uma precaução:antes de despoluir o mundo,devemos limpar nosso coração.
Água
O homem é teu dependenteUsa, abusa mas não te valoriza realmenteFonte de riqueza e sustância é ponto de extrema importânciaBendita seja teu fruto divino e tua utilidade infinita Queria eu poder ajudar-te a desaguar tranquilamente,mas isso desagrada ao homem que assim se satisfaz Ah! Que tristeza não te olharmos cristalina como antes muito menos abundante.Espero que a mesquinhez não te acabe e que a rapidez te supere Aqui acabo com a esperança de te ver jorrar pura e se hoje não sabemos viver e compreender tua essência, que pelo menos saibamos te respeitar na tua agonia de viver.
de Grasye
Mãe Natureza
Mãe da fauna e da floraCenário de vidas a cultivarPulsando sobre os ráios auroraAmbiente da natureza a transpirar.Planeta de biodiversidade ameaçadafragmentada pela busca ao individualRios que brotam de seus seiosCorrentes veias que desaguam no marDiversidade ecológica a expandirvidas de um mundo a preservar.
de Edivino Dias Matteus