29 de junho de 2011

Projeto alimente um amigo peludo



O objetivo do projeto é arrecadar ração para animais disponíveis para doação.

Toda ração arrecada será destinada a um grupo de voluntários que cuida e doa animais abandonados.
Este grupo dará o destino adequado para a ração arrecadada.

Com isso, ajudaremos as pessoas que abrigam estes animais temporariamente.

Locais de arrecadação: Casa das Rações Indaiá LTDA. (Bairro São Sebastião)

Caso queira e possa contribuir entre em contato pelo número: (24)92650361 ou (24)92191107, ou pelo email : oss@ossamigosdoplaneta.com.br

Contribua na vakinha: http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=79593

Participe!

Extinção histórica ameaça vida nos oceanos, alerta estudo

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/junho/extincao-historica-ameaca-vida-nos-oceanos-alerta


Cerca de 75% dos corais correm sério risco de extinção, segundo os cientistas/Foto: NOOA

As mudanças climáticas, a pesca predatória e a poluição atuam nos oceanos de uma forma cada vez mais intensa, que não havia sido antecipada. Esta é uma das principais conclusões de um estudo feito por especialistas do Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos (IPSO, na sigla em inglês), entidade formada por cientistas e outros especialistas no assunto, segundo informações da BBC Brasil.

A pesquisa, que será apresentada nesta semana na sede da ONU, em Nova York, durante encontro sobre os oceanos, reuniu especialistas de diferentes disciplinas, incluindo ambientalistas com especialização em recifes de corais, toxicologistas e cientistas especializados em pesca.

''As conclusões são chocantes. Estamos vendo mudanças que estão acontecendo mais rápido do que estávamos esperando e de formas que não esperávamos que fossem acontecer por centenas de anos'', alertou Alex Rogers, diretor científico do IPSO e professor da Universidade de Oxford.

Entre as mudanças que estão ocorrendo antes do esperado estão o derretimento da camada de gelo no Ártico, na Groenlândia e na Antártida, o aumento do nível dos oceanos e liberação de metano no leito do mar.

O estudo observou também que existem efeitos em cadeia provocados pela ação de diferentes poluentes. A pesquisa observou, por exemplo, que alguns poluentes permanecem nos oceanos por estarem presos a pequenas partículas de plástico que foram parar no leito do oceano. Consequentemente, há um aumento também do poluentes que são consumidos por peixes que vivem no fundo do mar.
Ainda contamos com boa parte da biodiversidade mundial, mas o ritmo atual da extinção é muito mais alto (do que no passado) e o que estamos enfrentando é, certamente, um evento de extinção global significativa - Alex Rogers.

Partículas de plástico são responsáveis também por transportar algas de parte a parte, contribuindo para a proliferação de algas tóxicas, o que também é provocado pelo influxo para os oceanos de nutrientes e poluentes provenientes de áreas agrícolas.

O estudo descreveu ainda como a acidificação do oceano, o aquecimento global e a poluição estando agindo de forma conjunta para aumentar as ameaças aos recifes de corais, tanto que 75% dos corais mundiais correm o risco de extinção.

Entre as medidas que o estudo recomenda que sejam tomadas imediatamente estão o fim da pesca predatória, especialmente em alto mar, onde, atualmente há pouca regulamentação; mapear e depois reduzir a quantidade de poluentes, como plásticos, fertilizantes agrícolas e detritos humanos; e reduzir de forma acentuada os gases do efeito estufa.

23 de junho de 2011

Igreja Católica anuncia apoio contra o novo Código Florestal Brasileiro

As adaptações do novo Código Florestal Brasileiro, que foi aprovado na Cama dos Deputados no último mês de mais e que tramita no Senado Federal, ganhou mais um ‘inimigo’. Depois de diversas ONGs ambientais, a comunidade cientifica e ambientalistas, agora foi a vez da cúpula da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciar seu repúdio ao projeto de lei.

A Igreja vai se aliar as outras entidades contrárias ao Código e, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e de um grupo de ex-ministros do Meio Ambiente, pretende criar um fórum por meio da CNBB. Todos esses são contrários a flexibilização do usa das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e contra também a proposta feita pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB)/SP) em seu relatório de anistiar os desmatadores.

Com esse novo apoio, reacender as esperanças de projeto de lei ser vetado. No ano passado o apoio da Igreja conseguiu recolher 1 milhão de assinaturas em favor da Lei da Ficha Limpa, aprovado no Congresso Nacional.

A Igreja Católica promete convocar seus fieis “a participar do processo de aperfeiçoamento do Código Florestal, mobilizando as forças sociais e promovendo abaixo-assinados contra a devastação”.
As decisões sobre o código foram duramente criticadas pela CNBB, que segundo a entidade, foram e estão sendo motivadas por uma lógica produtivista que não leva em consideração a vida humana e as fontes da vida.

Além das assinaturas, a CNBB está cobrando que o Senado convoque a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para debater a proposta. A SBPC apresentou ao Congresso Nacional e ao governo federal um estudo preliminar sobre as consequências da mudança do código no aumento do desmatamento.
Até o momento, o Senado não acatou nenhuma das sugestões encaminhadas pela SBPC em carta.
O projeto tramita entre as comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Fonte:
http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/06/22/igreja-catolica-anuncia-apoio-contra-o-novo-codigo-florestal-brasileiro

22 de junho de 2011

Falece Gabriel, o porco bem estimado




Por Marta Gusmão:
Gabriel, o porco albino que tinha como dono de estimação Josimar da Silva Melo, faleceu hoje, pouco tempo após dar entrada no Hospital Veterinário da USP em São Paulo.




Gabriel foi retirado de um haras no interior de São Paulo por Josimar. "Ele seria vendido para ser morto, mas quis o destino que fosse diferente". A afeição por Gabriel fez com que Josemar se transformasse em vegetariano, e ele dizia que seu anjo-da-guarda havia vindo na forma de um porco. Gabriel faria 4 aninhos no dia 23 de Junho.

Eu já havia visto o Gabriel e Josimar, em alguns programas como o Jô Soares e a Ana Maria Braga e outros, e conhecia a linda história desse ser que em cada passo deixava seu rastro na mente das pessoas, não só de admiração pelo seu tamanho e aparência, mas sobretudo pela sua inteligência e seu carisma, trazendo a tona uma célebre frase da qual todos os carnívoros racionais, devem fazer a si mesmos: – Se você ama uns, porque come outros?


Hoje por uma coincidência, me uni em pensamento pela saúde do porco Gabriel. Liguei para o Nico do Taxi-Dog (11-8385-2244), para o resgate de uma mãezinha com 5 filhotes embaixo de um viaduto, quando ele estava transportando o Gabriel para o Hospital Veterinário da USP, e fui eu que lhe pedi para tirar algumas fotos dele, tamanha a minha admiração por este animal, não só ser bem cuidado e bem tratado, como um verdadeiro membro da família, mas por imaginar a quantidade de pessoas que ele transformou em seu caminho, pessoas que depois de conhece-lo se transformaram, e transformam seus conceitos e seus sentimentos pelos animais.
Em poucas horas, da alegria em conhece-lo, para a tristeza de sua morte tão súbita e inesperada, que os veterinários atribuíram a uma parada respiratória. Mas a mim me pareceu que Gabriel deve ter sentido que completou sua missão aqui na terra.
As últimas fotos de Gabriel tiradas pelo celular do Nico, e que divulgo, foram autorizadas pelo Josimar, que sem poder dividir com outros a imensa dor da sua perda de seu filho, seu anjo Gabriel, nos deixa essa última lembrança desse anjinho de quatro patas.

Gabriel será cremado e Josimar irá acompanhar a cremação.
A escolha por um porco surgiu da perda de uma cadela, conta Josimar. Gabriel vivia com outros dois cachorros em uma casa. Alice, uma cadela vira-lata de 4 anos e Orfeu, uma mistura de pastor alemão e labrador, com 7 anos. “A convivência era pacífica e nunca se estranharam. O Gabriel é parte da minha família. Ele tem sobrenome, um quarto só dele, usa protetor solar para sair de casa, toma banho toda semana, adora melancia e além de inteligente e carinhoso, tem uma personalidade muito forte.
“É fundamental ter muita responsabilidade para cuidar de um animal, seja ele qual for” (Josimar da Silva Melo)
Aqui um dos últimos vídeos do Gabriel, que agora descansa em paz, pois todos os animais merecem o céu .

http://www.youtube.com/watch?v=CWaaVw9m188

VIDEO DO GABRIEL NO PROGRAMA DO JÔ SOARES.

http://youtu.be/leSKW3GrQNg

Casinhas baratas e práticas para proteger cães e gatos do frio

As temperaturas estão baixas e vem muito frio por aí. Abaixo está a ideia que está rolando na internet.

É fácil de fazer, barato e eficaz.

Trata-se de um iglú feito com duas bacias, ideal para animais de pequeno e médio porte.

Basta colocar uma bacia em cima da outra em sentido contrário, colar e cortar no formato de uma porta.


O plástico esquenta e os animais poderão se abrigar do frio e da chuva.

18 de junho de 2011

Vídeo Não à Belo Monte







Com: Cássia Kiss - Adriana Esteves - Marcos Pasquim & Paulo Vilhena.
Junte-se ao Movimento Brasil pelas Florestas. Venha celebrar a Vida e a Natureza!!!
Nosso próximo encontro será no vão do MASP na Av. Paulista as 14:30hs Domingo 19 Junho
Agradecimentos especiais aos artistas que estão apoiando essa causa.

5 de junho de 2011

Cães, anjos sem asas!

"Existem pessoas que não gostam de cães... Estas com certeza, nunca
tiveram em sua vida Um Amigo de quatro patas, ou se tiveram, nunca
olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali.
Um cão é um anjo, que vem ao mundo ensinar Amor! Quem mais pode
dar Amor incondicional? Amizade sem pedir nada em troca? Afeição sem
esperar retorno? Proteção sem ganhar nada? Fidelidade vinte e quatro horas por dia?
Ah! não me venham com essa de que os Pais fazem isso, porque os Pais
são humanos e quando os agredimos ficam irritados e se afastam...
Um cão não se afasta, mesmo quando você o agride; ele retorna cabisbaixo,
pedindo desculpas por algo que não fez. Lambe suas mãos, a suplicar perdão.
Alguns anjos não possuem asas, possuem quatro patas, um corpo peludo,
nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros (aqueles com asas!)
e se dedicam aos humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se.
As vezes, um humano veste a capa de anjo e sai pelas ruas a resgatar
anjos abandonados à própria sorte e lhes cura as feridas alimenta,
abriga, só para ter a sensação de haver ajudado um anjo...

DEUS quando nos fez humanos, sabia que precisaríamos de guardiões
materiais que nos tirasse do corpo, as aflições dos sentidos e nos permitissem
sobreviver, a cada dia com quase nada, além do olhar e da lambida de um cão!
Que bom seria, se todos os humanos pudessem ver a
humanidade perfeita de Um Cão!!!"

Hoje é o dia!!!! Dia do meio ambiente!

Dia 5 de junho - dia do meio ambiente.



Foi criado em 1972 em um encontro promovido pela ONU, a fim de tratar assuntos ambientais.

Este dia tem como objetivo buscar uma atenção maior do governo, empresas e sociedade para temas muito importantes que tratam sobre a prevenção da ação do homem sobre a natureza.

O esgotamento dos recursos naturais, destruição da camada de ozônio, poluição, desmatamento, extinção de espécies vegetais e animais dentre muitas outras coisas que homem vem causando ao nosso meio ambiente como um todo são alguns dos assuntos propostos nos debates do dia.

Como sabemos, nos dias atuais, sustentabilidade é um tema muito presente na vida das pessoas. Mas por que? Por causa da corrida contra o tempo para salvar de fato a criação divina. Tudo por ele (Deus) criado é totalmente equilibrado, por isso, se a humanidade não cuidar direito da criação, o que não está acontecendo, qualquer coisa perdida será o fim.

Um exemplo fácil de se perceber é : sem plantas não há oxigênio, com isso não há animais, seres humanos e vida na Terra.



Paremos alguns instantes para pensar qual é a nossa parcela de culpa sobre isso...

Claro que muitas vezes somos impossibilitados de algumas ações, como reciclagem, por falta de ações e projetos do governo, porém existem muitas outras práticas que podem ser colocadas em dia para se ter uma vida mais sustentável.

Outra pergunta que se pode fazer é : além de eu não prejudicar o meio ambiente, o que posso fazer para ajudar a biodiversidade, simplificando um pouco, para os animais necessitados da minha comunidade?

Existem muitas perguntas a serem feitas para nós mesmos,basta refletirmos um pouco. Agora para que ações sejam tomadas devemos usar nossa criatividade e cobrar ações de nossos governantes.

Enfim, só falta querermos mudar para mudar.

Como querermos um mundo melhor para termos um mundo melhor, começando de nós mesmos em nossa casa, trabalho e qualquer lugar que seja.


Seja consciente!

Só você pode mudar o mundo!


Guilherme Borba.
Presidente da Oss.