27 de fevereiro de 2011

Guarda responsável de animais domésticos

Clique na imagem para maior visualização.

Mensagem para mudança

Pessoas sonham por liberdade, mas aprisionam pássaros.
Pessoas sonham por igualdade, mas alimentam diferenças.
Pessoas por paz, mas criam guerras.
Só sonhar não adianta nada se não temos ação.
Entramos em contradição.
Deus nos deu o dom do pensamento.
Pratique o bem para evitar o sofrimento.
Faça a mudança do nosso mundo, começando a mudar seu interior.
Encontre seus defeitos para corrigi-los.
Seja maduro corrigindo seus erros; a maturidade se alcança com humildade.
Você precisa domar seu egoísmo.
No jardim da mente plante a bondade; deseje o bem para ser abençoado, e do céu cairá frutos da felicidade.
A luz que cura está na consciência.
Se você pode refletir será capaz de mudar; pensar em mudar é o primeiro passo.
A mudança não acontecerá em um só dia, a mudança não dependerá de uma só pessoa; precisamos de todos os dias e todas as pessoas.
Se imortalizar é ter filhos faça um mundo melhor para eles.
Com amor ensine as crianças que somos todos iguais e com fins diferentes.
Todos os seres têm sua finalidade; sempre respeite a todos para todos vivermos em harmonia.
Em algum lugar não distante alguém precisa da sua mão.
Você pode salvar vidas.
O milagre está no teu coração; mantenha acesa a vela da esperança.
Com fé faça essa mudança.
Nosso mundo está chorando para enxugar suas lágrimas precisamos do dedo da mudança.
Seja um amigo do planeta!

26 de fevereiro de 2011

Comunicado Importante

Nossas dicas de artesanato são apenas ideias que postamos e devem ser testadas antes de grandes produções para vendas.
Obrigado.
Att, Oss.

Bugio queimado e ignorado pelo Poder Público




No último dia 09/02, a equipe do Rancho dos Gnomos foi acionada pela munícipe Mônica Di Ciamo para resgatar um macaco bugio, a quem demos o nome de Nico, com graves queimaduras causadas por eletrocução na rede aérea de energia, acessada pelo animal devido ao desmatamento na região. O estado dele era gravíssimo, pois várias partes do seu corpo foram afetadas, principalmente a cabeça, mão e braço esquerdos.

Após o resgate, a equipe saiu em busca de atendimento veterinário nos órgãos oficiais que, segundo o IBAMA, deveriam prestar toda assistência aos animais silvestres. Naquele momento não estava presente no Rancho a veterinária da equipe.
A primeira orientação dada na Secretaria foi a de que a equipe do Rancho contatasse a Polícia Militar Ambiental, sendo que o atendimento veterinário não é e nunca foi atribuição daquela instituição. Aliás, não só a Polícia Ambiental como outras instituições comumente encaminham estes casos ao próprio Rancho dos Gnomos. Uma funcionária da Secretaria afirmou que "isto nunca aconteceu", referindo-se ao fato do animal ter sido levado àquela secretaria, em uma demonstração clara de que é um órgão meramente burocrático. Os funcionários da Secretaria indicaram a inexistência de qualquer projeto que pudesse atender casos envolvendo animais. A equipe do Rancho solicitou então a indicação de um veterinário parceiro que atendesse o animal naquela emergência e que, posteriormente, traria as notas fiscais para reembolso. Mas a Secretaria, por intermédio do Secretário do Meio Ambiente de Cotia, Dr. Laércio Camargo, negou-se a custear o atendimento dizendo que o animal deveria ser deixado lá para que aquele órgão chamasse a Polícia Militar Ambiental. Com extrema indignação informamos ao senhor secretário que o animal necessitava de um médico veterinário e não de polícia. Neste momento, a funcionária Patricia relatou que este era o procedimento padrão: chamar a polícia que esta levaria o animal para um veterinário na cidade de Embu das Artes. Novamente com indignação, questionamos quem pagaria o atendimento e informamos que os animais atendidos na cidade do Embu e outras da região recorrem ao Rancho dos Gnomos para acolhimento dos mesmos. Ficamos sem resposta. Obviamente a equipe do Rancho não aceitou tal encaminhamento e dirigiu-se rapidamente a uma clínica em Cotia, para que o macaco recebesse os cuidados médicos emergenciais o mais rápido possível.


Após alguns dias de tratamento no Rancho, quando se buscou estabilizar o quadro de saúde de Nico, mantido sob fortes analgésicos como a morfina, o bugio foi submetido a uma junta médico-veterinária. Cogitou-se inicialmente amputar-lhe o braço como medida derradeira para conter uma infecção muito forte que havia se instalado em seu membro carbonizado até os ossos. Porém, após avaliações mais apuradas, diagnosticou-se que além dos ferimentos até então identificados, alguns danos irreversíveis haviam ocorrido. Os globos oculares estavam totalmente queimados, houve o derretimento da orelha esquerda comprometendo seriamente seu ouvido e, ainda pior, havia ocorrido a perda da massa encefálica. Diante da total falta de perspectiva de medidas médicas que garantissem um mínimo de qualidade de vida ao Nico, a junta médica decidiu abreviar seu sofrimento realizando a eutanásia, uma vez que nem mesmo a entubação para uma cirurgia seria possível devido às graves queimaduras em sua boca, que impossibilitavam sua abertura.

OS ÓRGÃOS OFICIAIS E OS ANIMAIS
Os problemas com os órgãos oficiais não se restringem ao atendimento aos animais. Este bugio é mais uma vítima do desmatamento desenfreado e da ocupação desordenada que tem devastado os habitats. Em Cotia e região é assustador o número de empreendimentos imobiliários e outras obras que surgem em áreas onde até pouco tempo havia mata fechada. E não se tem conhecimento de qualquer investimento em estrutura ou convênios que atendam os animais vitimados por esta destruição. Por que os passivos e compensações ambientais não têm sido usados para tal? Quais suas destinações?
O Ministério Público e a imprensa devem ajudar a esclarecer esta situação. A criação desta estrutura é exigida por lei.

Este atendimento é a rotina do Santuário, vergonhosamente sem qualquer apoio oficial. Um trabalho em defesa da vida que conta com o suporte apenas de voluntários e associados. Há anos o Rancho dos Gnomos enfrenta desafios como estes, sempre experimentando a indiferença do Poder Público, que não só não ajuda como muitas vezes causa entraves ao trabalho com seus empecilhos burocráticos usados muitas vezes como instrumentos políticos de pressão contra o Rancho.



MANIFESTE-SE!
Pedimos aos protetores de animais, simpatizantes e pessoas conscientes que se manifestem ao Ministério Público Federal e aos órgãos de imprensa para que aprofundem este questionamento sobre a destruição ambiental na região e o descaso imoral e ilegal com os animais, refletido na falta de estrutura para o atendimento a eles.
Sugerimos aos internautas um modelo de mensagem a ser enviada para:
Secretaria Estadual de Meio Ambiente
Conselho Estadual de Meio Ambiente
Setor de Denúncias do MPF em SP
Assessoria de Comunicação do MPF em SP
Adriana Zawada Melo - Procuradora Federal Tutela Coletiva
Adilson Paulo Prudente do Amaral Filho - Procurador Federal Tutela Coletiva
Adriana da Silva Fernandes - Procuradora Federal Tutela Coletiva
Analice de Novais Pereira - Superindentende do Ibama em São Paulo
Américo Ribeiro Tunes - Presidente do Ibama
Assessoria de comunicação Ibama nacional
Deputado estadual dr. Feliciano Filho
Deputado estadual dr. Fernando Capez
Deputado federal dr. Ricardo Tripoli
Prefeitura Municipal de Cotia
Prefeito Municipal de Cotia
Ouvidoria Geral da Prefeitura Municipal de Cotia
Portal Cotia Todo Dia
Jornal D'aqui
Gazeta de Cotia
Diário de São Paulo
Jornal do SBT
TV Record
Rede TV
TV Bandeirantes
Carta Capital
Revista Veja
Revista Isto É
Revista Época
Rádio CBN
André Trigueiro - Jornalista CBN
Jornal Nacional
E-mails:
gabinete@ambiente.sp.gov.br, consema.sp@ambiente.sp.gov.br, ascom@prsp.mpf.gov.br, denuncia@prsp.mpf.gov.br, amelo@prsp.mpf.gov.br, apamaral@prsp.mpf.gov.br, afernandes@prsp.mpf.gov.br, analice.pereira@ibama.gov.br, presid.sede@ibama.gov.br, ascom.sede@ibama.gov.br, felicianofilho@al.sp.gov.br, fcapez@al.sp.gov.br, dep.ricardotripoli@camara.gov.br, prefeituradecotia@cotia.sp.gov.br, gabinete@cotia.sp.gov.br, samc@cotia.sp.gov.br, cartas@cotiatododia.com.br, jornaldaqui@jornaldaqui.com.br, gazetadecotia@uol.com.br, denuncia@diariosp.com.br, jornaldosbtmanha@sbt.com.br, rbpauta@band.com.br, tvrecord@rederecord.com.br, esnunes@sp.rederecord.com.br, mbortoloto@sp.rederecord.com.br, rcastro@sp.rederecord.com.br, acmachado@sp.rederecord.com.br, jornaldosbtmanha@sbt.com.br, jornalismo@redetv.com.br, redacao@cartacapital.com.br, veja@abril.com.br, cartas@istoe.com.br, epoca@edglobo.com.br, sitecbn@cbn.com.br, jn@redeglobo.com.br
Assunto: Devastação ambiental e descaso com animais
Exmo. srs. Procuradores Federais de Justiça e órgãos de imprensa
Novos empreendimentos de construção civil tem surgido da noite para o dia na região de Cotia/SP, em uma velocidade espantosa e arrasando áreas de mata, forçando assim os animais silvestres a buscarem os espaços urbanos. Esta reprovável destruição quase invariavelmente resulta em danos irreparáveis ou mesmo na morte destes animais, como no caso do macaco bugio eletrecutado na rede aérea de energia e resgatado pela ONG Rancho dos Gnomos, de Cotia/SP (vide foto em http://bit.ly/dIRBS2).
Solicito informações de Vs. Exªas sobre os motivos de não estarem ocorrendo investimentos em estrutura para resgatar, triar e encaminhar para reintrodução os animais destas áreas, tão pouco em espaços para eventualmente abrigar os animais inaptos para a reintrodução, como muitos que chegam ao Rancho dos Gnomos.
Os passivos e compensações ambientais e suas destinações não tem atendido a esta demanda. Desconhecemos a existência de estrutura pública ou convênio que permitam os cuidados aos animais vitimados pela devastação da mata nativa na região, responsabilidade esta do Poder Público conforme legislação vigente.
Certo da atenção de Vs. Exas., aguardo informações.
Respeitosamente
(nome)
(cidade/estado)
A equipe do Rancho dos Gnomos, com apoio de um grupo de veterinários especializados e de voluntários, se empenhou garantir uma vida minimamente decente ao Nico. Mas não foi possível, ele está livre.
Agradecemos aos envolvidos neste atendimento: a munícipe Mônica de Ciamo, que socorreu o Nico logo após o "acidente", aos veterinários dr. Salvador Fellis, dr. Fábio Futema, dr. Augusto César Dias dos Santos, dra. Sandra Cássia dos Santos Braga, dr. Luís Arthur Giufrida e dra. Kelli Spitaletti, e também à voluntária Beatrice Barabas de Okada.


Familia Rancho dos Gnomos







21 de fevereiro de 2011

ONG alemã cria anúncio de raposa usando pele humana


Campanha contra o uso de peles foi realizada pela agência Draftfcbpor Redação Galileu

A agência de publicidade Darftfcb, de Hamburgo, na Alemanha, criou uma propaganda criativa e, ao mesmo tempo, chocante para sensibilizar a população contra o consumo de peles de animais. A imagem, que mostra uma raposa com um cachecol humano em torno do pescoço, foi encomendada pela ONG de direitos dos animais BMT.

18 de fevereiro de 2011

Bichos também tem sotaque







Os gibões, uma família de primatas natural da Ásia, também têm sotaque. É o que indica uma pesquisa realizada pelo Centro Alemão de Primatas, ao afirmar que, assim como os humanos, é possível identificar variações regionais na comunicação entre os gibões. Agora, os pesquisadores podem utilizar essas variações para identificar e localizar diferentes espécies do macaco.
Esses animais utilizam diferentes vocalizações, comparadas a canções, para se comunicar com os colegas, além de demarcar território. Concentrando suas energias em uma única frequência, os gritos são longos e característicos, adaptados para viajar por longas distâncias através da densa vegetação da floresta tropical.
Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram mais de 400 gibões oriundos de 92 grupos em 24 localidades – ao todo, seis espécies diferentes –, e relacionaram o grito com a espécie e localização dos macacos, assim como sua variação genética. Os resultados mostram que cada gibão possui uma maneira ligeiramente diferente de cantar, o que varia de local para local.
De acordo com os cientistas, ser capaz de identificar um gibão pelo seu canto permite um melhor controle de suas populações, visto que muitas vezes é difícil obter amostras genéticas dos animais e sua coloração pode variar dentro de uma mesma espécie.
Fonte: Hypescience

CAMPANHA DE VACINAÇÃO E DOAÇÃO DE RAÇÃO PARA O *** RECANTO DOS ANJOS *** - PARELHEIROS


Pessoal,

É com grande dor em meu coração que venho dar a triste notícia que a leptospirose esta novamente acontecendo dentro do Recanto dos Anjos.
No último domingo estivemos no Recanto para visita, a pequena Isadora estava ótima como toda filhotona, um doce de auau e ontem fomos tomados pela ligação da Cecília avisando que ela estava morrendo, vítima de leptospirose....

A situação do Recanto dos Anjos é caótica, como a maioria dos abrigos de cães, com um agravante: há somente 02 pessoas (Beth Piai e Luzia Carreiro) que levam seus aproximadamente 80 cães "nas costas". Eu assim como outras poucas pessoas somos voluntárias, ajudamos como podemos e isso é longe de ser o mínimo necessário para o bem estar de um abrigo de cães.

Enfim estamos aqui fazendo esta campanha pois os cães estão há exatos 02 anos sem vacinação, porque diante de tantas necessidades infelizmente, o foco principal é não deixá-los sem alimento (ração), embora até isto está tão difícil.

Domingo quando chegamos com a pouca doação de ração que conseguimos eles já estavam há exato 01 dia sem ter o que comer. Triste não !!?? mas esta é a realidade.

Então peço encarecidamente que nos ajudem nesta campanha para que consigamos vacinar o mais breve possível todos os cães do Recanto dos Anjos.

META: 80 vacinas V10 importada
PREÇO: R$ 20,00 cada com seringa (ainda estamos tentando preço menor, mas não podemos perder tempo)
VALOR TOTAL A SER ARRECADADO: R$ 1.600,00

Por favor nos ajudem com qualquer quantia, sozinhas não temos como pagar e os dias vão passando, os meses, anos e os cães lá a mercê de doenças que poderiam ser prevenidas com a vacina.
Abaixo posição atual que temos referente a esta campanha, o que arrecadamos e quanto gastaremos. Saliento que infelizmente teremos que comprar a vacina de raiva também pois vale lembrar que a campanha da Prefeitura em 2010 foi uma furada onde morreram centenas de animais indefesos, vítimas da campanha gratuita de vacinação, portanto NÃO PODEMOS COLOCAR OS CÃES DO RECANTO DOS ANJOS EM RISCO DE MORTE.
Como faremos um mutirão, queremos aproveitar e dar vermífugo a todos os cães. As vacinas conseguimos num custo menor, as seringas e agulhas compraremos em loja de material cirúrgico que é mais em conta, enfim... estamos economizando o máximo possível para conseguir fazer o pacote completo e o mínimo necessário para aqueles cães.

80 vacinas V10 por R$ 15,80 = R$ 1.264,00
80 vacinas de raiva por R$ 7,00 = R$ 560,00
160 seringas 3ml BD por R$ 0,30 = R$ 48,00
160 agulhas por R$ 0,10 = R$ 16,00
Vermífugos = R$ 280,00

TOTAL NECESSÁRIO: R$ 2.168,00
- O QUE TEMOS: R$ 1.515,00 (-)
FALTAM: R$ 653,00



*** LEMBRANDO QUE PRESTAREMOS CONTA DE TODOS OS GASTOS A TODOS QUE NOS AJUDARAM A CONCRETIZAR A CAMPANHA***




Como podem ver falta muito, mas muito pouco. AJUDEM-NOS POR FAVOR !!!!!



Contatos: Luzia (luzia.carreiro@uol.com.br) ; Beth (piai.fwb@terra.com.br) e Regiane (regianeblanco@hotmail.com)



*** ACEITAMOS ENCARECIDAMENTE DOAÇÃO DE RAÇÃO ***



Ajudem-nos na compra da vacina ou divulgando este apelo desesperador, por favor e em nome de todos os cães que lá estão.

Obrigada,


Turminha Recanto dos Anjos
(Dona Cecília - Parelheiros/SP)


Renata Bucciarelli*
Jornalista - SP

Você sabe o que é LD50?‏




"Ninguém cometeu maior erro, do que aquele que nada fez, só porque podia fazer
muito pouco".
Edmund Burke

Você pode até não saber, mas antes de aparecerem nas estantes do seu supermercado muita coisa que você usa como higiene pessoal, limpeza e utensílios do dia a dia passaram por um longo e complexo processo de testes

A partir de agora você vai conhecer o teste LD50 (DOSE LETAL 50%):


Trata-se de um parâmetro toxicológico para determinar se uma substância é tóxica ou não para uma determinada espécie

A prática consiste em ingerir ou inalar forçadamente ou, exposta de alguma maneira certas quantidades de produtos por alguns dias até que metade (50%) de uma determinada quantia de animais morra. (O teste é realizado em 200 indivíduos ou mais).

Dentre muitos outros produtos são utilizados
Cremes dentais, xampus, tintas para cabelo, desodorantes, perfumes, venenos para insetos, repelentes, sabões, fraudas, papéis higiênicos, absorventes, pilhas e baterias, lâminas de barbear, sabonetes, amaciantes, cremes dermatológicos, detergentes, óleos para freio auto-motivo.

Os animais normalmente sofrem:
Dores angustiantes,
Convulsões,
Diarréia,
Supuração e sangramento nos olhos e boca.
No fim do teste, os animais que sobrevivem são sacrificados

Veja aqui as listas das empresas que testam e não testam seus produtos em animais

Os fabricantes alegam que os testes garantem a segurança de seus produtos utilizados em circunstâncias normais ou em caso de algum acidente, como a ingestão dos mesmos.
O verdadeiro interesse, no entanto, é limitar a responsabilidade da companhia perante um possível caso de ação judicial movida por um consumidor.

Esse teste prova ser ineficaz porque os resultados variam muito dependendo da espécie de animal utilizado. Um prognóstico seguro da dose letal para os humanos é impossível de ser detectado. Por exemplo: a sacarina (adoçante artificial) provoca câncer na bexiga dos ratos, mas não na dos humanos por causa da diferença nas características urológicas.
E mais! Estudos clínicos e epidemiológicos têm demonstrado que as reações a diferentes substâncias entre os humanos também podem variar entre os homens e as mulheres, adultos e crianças e entre os membros de diferentes grupos étnicos.


Se essas variações podem ocorrer entre os próprios humanos, como é possível um modelo animal servir de base para qualquer comprovação científica???


Existem várias alternativas para o experimento animal:
1. Simulações por computador
2. Utilização de culturas de células (in vitro) para estudos de toxicidade e irritação
3. Utilização de olhos humanos dos bancos de olhos
4. Utilização de tecido humano: o laboratório Pharmagene, na Inglaterra, vem desenvolvendo a técnica de estoque de tecidos humanos retirados durante a biópsia ou algum tipo de tratamento de pacientes hospitalizados voluntários humanos.

Adicionalmente, os fabricantes podem simplesmente utilizar:
1. Ingredientes sabidamente seguros
2. Ingredientes orgânicos ou naturais
3. Rótulos apropriados indicando a toxicidade

O que você pode fazer:
Ligue para o central de atendimento (número do telefone nos rótulos , os SACs) dos fabricantes de produtos que você utiliza no seu dia-a-dia. Indague sobre o teste de animais em seus laboratórios. Caso positivo, faça-o saber da sua indignação e diga que você deixará de adquirir seus produtos. A opinião dos consumidores é vital para a mudança de política dos fabricantes.
Abaixo dois modelos de carta para serem enviadas por e-mails a empresas que você deseja saber se testam ou não em animais, posteriormente favor encaminhar o e-mail com a resposta para coletivovida@hotmail.com

Versão em português.

Srs.

Peço que me informem se a empresa __________________

- testa diretamente algum de seus produtos em animais;
- terceiriza laboratórios para a realização dos testes em animais;
- faz parte de um grupo empresarial que adota os testes em animais;
- tem marcas/fábricas que não testam em animais, porém a empresa-mãe testa.

Gostaria de saber se é correto considerar os produtos da ____________ como veganos.

Obrigado.


Versão em inglês destinada a empresas estrangeiras.


To Whom It May Concern:

I am writing to find out if your company:
Directly tests the product or ingredients on animals
Contracts with laboratories to do animal testing
Is a member of a business organization which allows animal testing
Has brands/factories which do not do animal testing, but are tested on animals at the company headquarters.

I would like to know if it would be appropriate to recommend __________ products for vegans.

Thank you.


Queremos produtos éticos e sem crueldade animal embutida!


"Ninguém cometeu maior erro, do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco".
Edmund Burke


Fonte: http://coletivovida.blogspot.com/2011/02/voce-sabe-o-que-e-ld50.html?spref=fb

Jaguatirica no carnaval causa polêmica

Escola Tom Maior ainda não pediu autorização ao Ibama para colocá-la no desfile; para veterinários, exposição de animais é ''absurda''

Candinho Neto, Marcela Spinosa e Marici Capittelli - O Estado de S.Paulo
Uma jaguatirica estará no Sambódromo do Anhembi no carnaval deste ano. Ela será levada pela Escola Tom Maior. A agremiação pretende usar ainda um segundo animal - uma suçuarana ou um lagarto. Embora os felinos estejam ameaçados de extinção, a entidade não pretende pedir autorização para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por temer que ela não seja concedida. Veterinários consideram a exposição dos animais "absurda" e dizem que eles podem até morrer por estresse.

Risco. Animal está ameaçado de extinção


A Tom Maior, que vai homenagear a cidade de São Bernardo do Campo e pretende ainda trazer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, justificou a presença dos animais. "Queremos fazer uma brincadeira e passar a mensagem da preservação", disse o presidente da agremiação, Marko Antonio da Silva.
Ainda não está claro se as feras vão ou não desfilar. Silva deu duas versões à reportagem sobre a atuação dos bichos. No domingo, garantiu que eles desfilariam e a documentação havia sido enviada ao Ibama. Ontem, o presidente afirmou que os animais não entrarão na avenida. "Eles vão ficar em jaulas com rodinhas e vão até a concentração." A ideia é que os animais fiquem antes da comissão de frente. Assim que o desfile começar, as jaulas seriam levadas para outro ponto da concentração.
Silva ainda garantiu ontem que não vai pedir autorização ao Ibama, apesar de ela ser obrigatória. "A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito."
Segundo o Ibama, a Tom Maior precisa de autorização do órgão para o transporte dos animais ao sambódromo e eles devem viver em criadouro registrado no instituto.
Para o advogado ambientalista Carlos Cipro, a presença dos animais é "estresse injustificável". Segundo ele, ficam caracterizados abuso e maus tratos pela Lei de Crimes Ambientais. Ainda existe uma lei municipal que proíbe a exposição.
A São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pela organização do carnaval paulistano, diz que o caso deve ser analisado pela Liga das Escolas de Samba. Já o regulamento do carnaval é omisso em relação ao caso.



PARA LEMBRAR



Urubus saíram da Bienal


No ano passado, três urubus faziam parte da obra Bandeira Branca, de Nuno Ramos, exposta na 29.ª Bienal de São Paulo. Ambientalistas protestaram. O artista dizia ter autorização, mas dias depois a Justiça decidiu que os urubus deveriam voltar para o Parque dos Falcões (SE).





Fonte: O Estadão

12 de fevereiro de 2011

É HORA DE MOSTRAR NOSSA FORCA E UNIAO - REPUDIO AO MASSACRE DE CAPIVARAS EM CAMPINAS

Caros amigos,

Com base na reunião realizada ontem pelo Conselho Municipal de Defesa dos Animais de Campinas (CMDPA), com autoridades e protetores do município, foram traçadas algumas ações.
Contudo, para quem já conhece a administração pública campineira, sabe que lamentavelmente o Sr. Prefeito e o Sr. Secretário da Saúde têm se mostrado omissos e indiferentes à causa animal, haja vista Campinas não ter até hoje um programa de castração de animais domesticados, apesar da triste situação de abandono, fome e crueldade a que são submetidos milhares desses animais no município.
Portanto, precisamos do apoio em massa de todo o Brasil para desarticular um massacre de capivaras, confinadas no Lago do Café, e para desmascarar a mentira de que abater esses animais é uma forma de combate à febre maculosa.
Abaixo está a nota de repúdio do Dr Flávio Lamas (Presidente do CMDPA), e Nota de esclarecimento do CMDPA quanto à postura do Secretaria de Saúde de Campinas e, no final, uma matéria totalmente tendenciosa do Correio Popular de Campinas.

Pedimos que todos escrevam para o Ibama e a Prefeitura de Campinas repudiando essa decisão arbitrária e desumana.

Endereços para encaminhar o protesto: linhaverde.sede@ibama.gov.br; saude.gabinete@campinas.sp.gov.br; saude@campinas.sp.gov.br; nil.manhaes@campinas.sp.gov.br; saude.cms@campinas.sp.gov.br; covisa.sc@campinas.sp.gov.br; covisa@campinas.sp.gov.br; saude.zoonoses@campinas.sp.gov.br; d.presotto@uol.com.br; denisteruya@ig.com.br;

Sugestão de texto:

É com grande indignação que recebo a informação de que se pretende exterminar capivaras de uma parque público de Campinas (Lado do Café) sob pretexto de que são um risco para os freqüentadores do parque.
Há que se discernir que há três universos a se tratar: capivaras, carrapatos e a bactéria causadora da febre maculosa. Eles têm com certeza uma zona de intersecção, contudo, cada um tem sua própria dinâmica.
Sabemos que a questão do manejo de capivaras é polêmico, mas há outras maneiras mais humanitárias de se lidar com situação: transferência para outras áreas, doação para criadouros, vasectomia dos machos entre outras.
É necessário tomar atitudes preventivas com relação aos carrapatos:
proteger-se, usar roupas adequadas, examinar-se. E os lugares devem ter manutenção constante, não um rodízio de capinação.
O ciclo da febre maculosa não é totalmente compreendido, mas sabe-se que não é tão fácil de pegar, o carrapato precisa ficar sugando por 4 a
6 horas para transmitir a bactéria. Os médicos devem estar cientes de que devem investigar o contato com carrapatos,as pessoas que devem relatar que foram picadas se apresentarem sintomas suspeitos e a febre maculosa é facilmente curável quando tratada em estágio inicial.
O que é preciso é esclarecer o que de fato ocorreu com as capivaras do Lago do Café. Se o projeto - que confinou e segregou os animais por sexo - não deu resultado, deve-se, antes de qualquer decisão, informar o porquê.
Portanto, manifesto meu repúdio ao protocolo do IBAMA que autoriza a eutanásia das capivaras confinadas no Lago do Café em Campinas. Haja vista que esse órgão foi criado - e é mantido com verbas públicas - para proteger a fauna brasileira não para cometer desmandos injustificáveis e autorizar esse massacre arbitrário, sendo que há outras formar de lidar com a situação.
Manifesto igualmente minha total reprovação à postura vergonhosa do Prefeito de Campinas e do Secretário de Saúde do município, ambos médicos, que usam justificativas mentirosas para resolver a questão da forma mais simples e cruel.

===========================================================



De: CMPDA. Flávio [mailto:cmpda.flavio@hotmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 09:53
Assunto: Capivaras - entrevista do Kerr Saraiva

Bom dia!

O caso das capivaras está tomando rumos preocupantes. Hoje cedo o secretário da Saúde de Campinas, Francisco Kerr Saraiva, deu entrevista ao vivo na TV Bandeirantes e disse que a Prefeitura está cumprindo determinação do IBAMA em matar as capivaras. O que preocupa não é o fato. Temos argumentos para enfrentar. Preocupa é a mentira. O secretário disse que o IBAMA determinou a morte dos animais. Oras, foi a Prefeitura que pediu autorização para executar a eutanásia enão que o IBAMA tenha feito isso. Aliás, o IBAMA é órgão de proteção da fauna silvestre. Ele quer tirar a responsabilidade dele e jogar sobre o órgão federal. Não assume!!!!!

Quando um secretário mente assim, na tv (temos gravação da entrevista), precisamos nos preparar para um jogo sujo sem tamanho. Tem mais: ele tem muito tempo para levantar cedo e dar entrevista ao vivo, mas jamais recebeu o Conselho Municipal de Defesa dos Animais para discutir o programa de castração de Campinas que não sai do papel, o risco de raiva animal porque não faz campanha de vacinação (e já tivemos um caso constatado de raiva animal, em um gato, em Barão Geraldo). E nem obedeceu a ordem dada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, de fazer do Lago do Café um centro de estudo da febre maculosa.

Se forem em frente com a matança das capivaras, o governo Hélio vai ficar manchado de sangue inocente.

Morte das capivaras – esclarecimento


Prefeitura de Campinas optou pelo extermínio das capivaras do lago do Café, como medida de controle da Febre Maculosa.
O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA) se pronuncia contra este ato, pelo simples fato do culpado pela transmissão da enfermidade ser o carrapato estrela e não especificamente a capivara.
A febre maculosa é uma doença vetorial, ou seja, o principal transmissor é o carrapato estrela (Amblioma cajenensis) que se infecta quando pica animais contaminados com a Ricketsia ricketsii. Nem todo animal é contaminado e nem todo o carrapato se infecta. Mais importante saber é que qualquer animal silvestre ou doméstico pode ser hospedeiro deste carrapato sem, entretanto, decidirmos por sua eliminação. O Amblioma precisa de três hospedeiros para fazer seu ciclo de reprodução, portanto outros animais se envolvem no ciclo. Por que, então sacrificar somente as capivaras?
Se as capivaras forem eliminadas quem vai ser picado pelos carrapatos que habitam o parque? Pessoas, crianças? Quem vai fazer parte do ciclo de reprodução do carrapato?
Se haviam capivaras com carrapatos, por que não foram tratadas contra carrapatos?
Desde a decisão de isolar as capivaras num local seguro no lago do Café (há aproximadamente 2 anos) o número de capivaras reduziu drasticamente por várias razões, sendo que agora restam somente 15. Por que não deixá-las viver até morrerem de causas naturais? Ou melhor, ainda, transferi-las a um local seguro e com os carrapatos controlados por equipes especializadas realmente engajadas na resolução do problema?
Mas e os carrapatos do parque, foram controlados? Foram exterminados?
A medida mais eficaz é o controle ambiental para a redução dos carrapatos no parque. Existem experiências em outras cidades, que deram certo e que devem ser copiadas, mas somente Campinas optou pelo sacrifício destes animais. Isto abre um precedente perigoso contra a natureza e nós humanos fazemos parte da natureza!


Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA)

Dra Ingrid Menz

AAAC – Associação Amigos dos Animais de Campinas

Fonte: http://adocao-aaac.blogspot.com/2011/02/e-hora-de-mostrar-nossa-forca-e-uniao.html

Conheça 10 Motivos para Estudar Online

Com a ajuda de alunos que já fizeram Cursos Online, nossa equipe montou uma lista com 10 motivos para Estudar com o Cursos 24 Horas. Veja abaixo:

1 - Rápido e Prático
É possível iniciar e concluir um curso em qualquer dia, sem demora nem burocracia.

2 - Valor Acessível
O valor médio de um curso é de R$ 30,00, sem mensalidades. Em um curso presencial, este valor geralmente fica próximo de R$ 500,00.

3 - Flexibilidade
Flexibilidade total. Faça no seu horário, de qualquer lugar e conclua o curso em quanto tempo desejar.

4 - Não necessita de Locomoção
Você não gasta com transporte e não perde tempo no trânsito.

5 - Mais de 120 mil Alunos - Alta Satisfação
Desde 2002 no mercado, já formamos mais de 120 mil alunos. Ao final do curso, todos os alunos são convidados a responder uma pesquisa de satisfação. Aproximadamente 92% dos alunos consideraram o curso bom/ótimo..

6 - Certificado Válido em Todo o Brasil
Pode constar no seu currículo, ser utilizado em Concursos Públicos, Faculdades, Provas de Títulos, Progressão Funcional, etc.

7 - Mantenedor da ABED
O Cursos 24 Horas é Mantenedor da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

8 - Treinamento Empresarial
Dezenas de empresas já treinaram funcionários conosco. Veja algumas: Itaú, LG, TIM, Petrobras, Natura..

9 - Seu Currículo fica Atualizado
Você não fica defasado(a) no Mercado de Trabalho. Com o currículo atualizado é muito mais fácil evitar uma demissão, conseguir um novo emprego ou uma promoção no emprego atual.

10 - Professores Altamente Qualificados
Uma equipe de Professores fica disponível para corrigir exercícios e tirar todas as dúvidas.

Para acessar os cursos clique aqui: http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao32234&id=32545

Doa-se




Gata adulta e mansa precisa de lar urgente !


Terá filhotes este mês e precisa de lar provisório e/ou
permanente . A tutora atual da gata se responsabiliza por
castra-la e ajudará a doar os filhotes . Caso esteja queira
ajudar entre em contato pelo telefone (024)2248-0078 ou pelo nosso email: oss@ossamigosdoplaneta.com.br.


São Sebastião - Petrópolis - RJ - Brasil


4 de fevereiro de 2011

Cão Encontrado




Cão encontrado dia 04 de fevereiro de manhã perto da Praça João Augusto Borba no São Sebastião.
Caso este seja seu amiguinho perdido entre em contato pelo email:
oss@ossamigosdoplaneta.com.br
Ou pelos telefones:
(24): 2235-6550, 2248-0247 ou 9219-1107.