20 de setembro de 2010

Dia da Árvore


Dia da Árvore
21 de Setembro



Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

12 de setembro de 2010

COMO COLETAR E DESCARTAR CACOS DE LÂMPADAS MINI FLUORESCENTES QUEBRADAS?

Fonte: http://caminhosdabio.wordpress.com/2010/08/02/como-coletar-e-descartar-cacos-de-lampadas-mini-fluorescentes-quebradas/

ELAS CONTEM MERCÚRIO !!!!!!
Nem sempre sabemos o que fazer quando quebramos estas lâmpadas, então veja o aviso:

Aviso do Ministério britânico da Saúde …

Atenção às lâmpadas de baixo consumo de energia. Se alguma se quebrar, devemos seguir as instruções do Ministério da Saúde britânico, que repasso, para evitar os graves danos causados pelo mercúrio à sua saúde e principalmente ao meio ambiente:



Estes tipos de lâmpadas que são chamadas de lâmpadas de baixa energia, são perigosas quando se quebram! Em caso de quebra acidental todo mundo vai ter que sair da sala/quarto, pelo menos por 30 minutos, devido aos vapores tóxicos do Mercúrio que se espalham pelo ambiente!!

Estas mini lâmpadas contém Mercúrio (venenoso), que causa enxaqueca, desorientação, desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado.

Em pessoas com alergias, causa problemas de pele e outras doenças graves se for tocado e/ou inalado.

Além disso, o ministério da saúde britânico alertou para não usar aspirador de pó para coletar os restos da lâmpada quebrada , pois a contaminação (por mercúrio) se espalhará em outras regiões da casa quanto você estiver usando o aspirador de pó novamente.

Como recolher / descartar os cacos da lâmpada

1) Se tiver em casa uma máscara descartável (daquelas usadas para proteção do virus da Gripe H1N1), use-a evitando inalar o vapor do Mercúrio.

2) Use uma luva de borracha para pegar cuidadosamente os cacos da lâmpada quebrada, inclusive o que sobrou dela.

3) Coloque os cacos / sobras da lâmpada sobre um pano/flanela velha (nunca use jornal) embrulhando bem, e coloque (o pano com os cacos) dentro de um saco plástico. Amarre a boca do saco plástico.

4) Descarte o saco plástico (com os resíduos da lâmpada) em local adequado para descarte de baterias de celular ou pilhas comuns (algumas lojas como a Leroy Merlin tem este serviço).

5) Passe adiante esta informação!!!!!!

Aviso: O mercúrio é mais venenoso que o chumbo ou arsênio!!

BITUCA DE CIGARRO É RECICLADA E TRANSFORMADA EM PAPEL

BITUCA DE CIGARRO É RECICLADA E TRANSFORMADA EM PAPEL

Mesmo quem não fuma pode utilizar esse lixo considerado tóxico para produzir papel e até mesmo obras de arte

Por Carlos Santos

Um dos lixos mais comuns em todo mundo é a bituca. Jogada irresponsavelmente pelos fumantes, esses pequenos restos de cigarro podem prejudicar muito o meio ambiente.

Mas há solução para isso, ou pelo menos para boa parte. A reciclagem dessas guimbas pode ser feita em casa, reaproveitando 100% desse material.

O processo para reciclagem está em desenvolvimento desde 2004, pela Universidade de Brasília (UnB) e consiste basicamente em transformar esse lixo em papel.

Para isso, basta misturar as bitucas com soda cáustica e água oxigenada, depois cozinhar. Após esse cozimento, é só espalhar a pasta resultante e esperar secar. Esse método de reciclagem foi criado por Marco Antônio Barbosa Duarte, então aluno de Biologia da UnB.

Suzana Jardim está envolvida com a reciclagem dos restos de cigarro desde fevereiro deste ano. Ela realiza o reaproveitamento seguindo processos naturais e ministra cursos para ensinar e disseminar essa prática.

A empresária paulista utiliza um método natural para realizar a reciclagem, segunda ela é “receita da vovó”, pois não é utilizado nenhum produto químico, nem mudanças de temperatura.

O curso tem duração de três horas, caso seja individual, ou cinco horas se for em grupo e as aulas são exclusivas para maiores de 18 anos.

“Não permito que menores de idade façam uso porque mesmo que o processo que criei não seja químico o produto em questão é”, explica Suzana.

Segundo ela, após o curso a pessoa sai apta a aplicar o que aprendeu de forma logística.

“Encontrei o caminho de potencialização curricular para quem o aprende assim a pessoa também poderá ser beneficiada em empregos e inserção de grupos em área de ação em reciclagem”, conta.

O resultado do processo é o papiro, uma obra de arte contenporânea. As imagens podem ser vistas em seu site.

Mas essa não é a única opção para as bitucas, Suzana está buscando outras maneiras de utilizar esse lixo.

“O papiro é uma solução que a artola reciclada Zaza Jardim encontrou. É uma das finalidades que esse resíduo possui. Estamos desenvolvendo um trabalho de pesquisa para verificar outros usos desse resíduo que é um algodão kraft sem cheiro”, afirma a empresária.

O processo de reciclagem desses restos de cigarro é chamado pela empresária de Biotuca.

“O nome Biotuca dará autonomia para a análise de re-uso do resíduo como matéria-prima para outros fins, e finalmente incluir a Bituca de Cigarros na lista de produtos recicláveis”, explica.

Em parceria com a Rede Ambiental Global Made In Forest, Suzana irá expor seu trabalho na Eco Bussiness, que acontece do dia 31 de agosto a 2 de setembro, no Centro de Convenções Imigrantes.

Mais informações sobre o curso pelo e-mail reciclagemdebitucas@yahoo.com.br

Fonte: Instituto Nina Rosa (http://www.institutoninarosa.org.br/)

9 de setembro de 2010

EMBRULHE OS CHICLETES ANTES DE JOGAR FORA:


Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, OS pássaros comem restos de chicletes deixados, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Ao sentirem o chiclete grudando em seu biquinho, tentam, desesperados, retirá-lo com OS pés... E aí, acontece o pior: acabam sufocados.
Por favor, embrulhe o chiclete num pedaço de papel
e jogue-o no lixo.

Além disso, você ajuda a NATUREZA!!!

Dia do veterinário



Assim como os seres humanos, os animais precisam de um olhar mais cuidadoso. Com os animais pet fazendo cada vez mais parte da família, a profissão de médico veterinário tem ganhado mais espaço e mercado.

A atividade, regulamentada em 1993, ganhou notoriedade na área da saúde. Com o desenvolvimento da pecuária no país, a Medicina Veterinária abriu novas chances de trabalho em um mercado bastante promissor.

Mas é o mercado pet que tem se destacado e atraido novos clientes. Na área há 16 anos, Roberto Alexandre Sassaki, proprietário de uma clínica veterinária, em Pindamonhangaba, acredita que a profissão evolui em várias vertentes. “Hoje o Brasil é um dos países que mais exporta carne bovina, por isso, o mercado tem exigido cada vez mais profissionalismo do Médico Veterinário, que atua nesta área”, conta.

Ele destaca ainda o desenvolvimento da profissão em pesquisas ligadas à célula-tronco. “Ainda é algo incerto, mas é um caminho que já mostra um potencial de contribuição para a Medicina Veterinária”, disse.

Em 16 anos atuando na área, o veterinário garante que levou poucas mordidas dos animais que atende diariamente. “Unhadas são muitas, mas mordidas são bem difíceis. Usamos o bom senso e técnica para realizar o exame com cautela e segurança”, garante.

Embora no Brasil a data em homenagem aos médicos veterinários tenha sido oficializada somente em 9 de setembro de 1933, pelo presidente Getúlio Vargas, as escolas de veterinária já existiam no país desde 1910. O decreto presidencial foi um marco, pois criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e ensino dessa profissão.
Parabéns!!!!!!!!!!!

5 de setembro de 2010

DIA DA AMAZÔNIA



Você sabia que existe um dia dedicado à Amazônia? É o dia 5 de setembro. A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa um território muito extenso e tem uma variedade de animais, plantas e rios tão grande que ajuda a controlar o clima na terra. Lá estão 50% de todas as espécies do planeta! Estima-se que a região possui:

- 50 mil espécies de plantas;

- 3 mil espécies de árvores;

- 1.200 espécies de aves;

- 320 espécies de mamíferos;

- 3 mil espécies de peixes;

- 400 espécies de anfíbios;

- 300 espécies de répteis e

- 10 milhões de espécies de insetos!

Uma região tão importante assim para a natureza merecia mesmo ganhar um dia especial. Parabéns Amazônia!





Preserve o que é nosso!