21 de julho de 2010

Genoma do ornitorrinco confirma características de ave, réptil e mamífero




RIO - O ornitorrinco, um animal peludo com bico de pato e dentes, patas palmípedes e cauda achatada tem características genéticas comuns aos répteis, aves e mamíferos, segundo confirma o seu genoma. De acordo com estudo desenvolvido por um grupo internacional de pesquisadores, e publicado na última edição da revista "Nature", o Ornithorhynchus anatinus seria uma "mistura de características pertencentes a um reptiliano ancestral e derivadas dos mamíferos" e com alguns dos seus 52 cromossomas correspondendo aos das aves.

Este animal incomum de 40 centímetros de comprimento que vive na Austrália e na Tasmânia põe ovos e amamenta as crias, pertencendo por isso à ordem dos monotrematas, tem a pele adaptada à vida aquática e o macho segrega um veneno comparável ao das cobras.

"A mistura fascinante de traços no genoma do ornitorrinco fornece muitos índices sobre a função e evolução de todos os genomas dos mamíferos", sublinha num comunicado o principal autor do estudo, Richard Wilson, diretor do Centro do Genoma da Universidade de Washington.

"
Trata-se de um animal "único" por ter conservado as características dos répteis e dos mamíferos
"


O seqüenciamento do genoma do ornitorrinco foi realizado com base numa fêmea chamada Glennie que vive na Austrália, na Nova Gales do Sul. Depois de compararem este genoma com os do homem, do cão, do rato, do gambá e da galinha, os pesquisadores concluíram que partilha com estes 82% dos seus genes. No total, tem cerca de 18.500 genes, dois terços dos do homem.

Entre as suas originalidades, o ornitorrinco nada com os olhos, as orelhas e as narinas fechadas, e serve-se de receptores sensoriais no bico para detectar os fracos campos elétricos das presas debaixo da água. Como não tem tetas, o leite sai da pele para as crias, como nos marsupiais.

Este animal, um dos mais primitivos do ponto de vista evolutivo, chegou pela primeira vez ao Museu de História Natural de Londres em 1799, vindo da Austrália, para espanto dos naturalistas que o estudaram.

18 de julho de 2010

Dia 17 de julho- dia de preservação às florestas

Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.

16 de julho de 2010

Massa para Modelar Caseira de pó de café – Biscuit – Massa Escolar


Após coar o pó de café, seja com máquina expressa (italiana) ou no coador, sempre fica o resíduo que poderá ser utilizado na compostagem de fertilizantes para se misturar à terra. Eu dou outro uso para o pó de café usado, deixo secar ao sol e reciclo, transformando-o em massa de modelar caseira, para se fazer figuras, como as de biscuit. A foto mostra uma abelha que fiz, como exemplo para professores, que querem sugestões para trabalhar com seus alunos. Receita da massa de modelar de pó de café:
Ingredientes: 2/3 de xícara de chá de pó de café usado e seco, 1/3 de xícara de chá de amido de milho, 1 xicara de chá de cola branca para biscuit, 1 colher de sopa de vinagre, 1 colher de vaselina líquida. Creme de mão para sovar a massa.

Execução: Não jogue fora o café resíduo do filtro ou da máquina, coloque para secar ao sol. Misture todos os ingredientes e leve ao microondas por 1 minuto, misture novamente e volte ao micro por mais 1 minuto.

Sove a massa numa pia de mármore untada com amido de milho. Guarde num saco plástico até esfriar. Acrescente creme de mão à massa e sove até ficar no ponto de fazer as peças.

Um exemplo foi a abelha feita pela Bethart.com
A abelha de massa de pó de café foi decorada com a tinta relevo Squizz e a asa eu fiz de garrafa pet transparente.

Flores feitas com caixa de ovos


Esta é uma ideia para reaproveitar as caixas de ovos: fazer flores de várias formas e cores. De maneira bem simples, podem ser feitas na escola e sem precisar gastar muito com materiais.
Materiais: caixas de ovos; tesoura; pincel; cola branca; corante ou tinta (pode ser guache, pva, látex ou acrílica); sementes (ou pimenta do reino, miçangas, etc).







Execução:

1 – Para a flor de pétalas maiores e mais fechadinhas (a vermelha) você vai precisar usar a lateral externa da caixa de ovos que é mais arredondada;
2 – Com a tesoura recorte essa lateral incluindo uma parte do fundo da caixa. Procure recortar algumas pétalas maiores e outras menores para a flor ficar mais bonita;

4 – Recorte um pedaçinho da caixa para servir de base para a flor. Cole as pétalas sobrepondo-as e distribuindo-as uniformemente;


5 – Espalhe cola no miolo da flor e jogue as sementes, espere secar completamente. Se quiser passe termolina leitosa para impermeabilizar a flor.





6 – Para a flor que fica aberta (a roxa) você vai precisar usar a parte interna da caixa de ovos que é mais pontuda;
7 – Pinte as pétalas com o corante ou tinta;


8 – Recorte um pedaçinho da caixa para servir de base para a flor. Cole as pétalas uma do lado da outra;
9 – Recorte a pontinha quadrada da caixa de ovos, pinte de amarelo e cole no centro para ser o miolo da flor.

Fonte: sonho lilás

Peso de porta de caixa de leite


Bom, não sei se esta ideia já existe, porém foi o que resolvi fazer para dar um destino correto às caixas de leites que tanto prejudicam nosso meio ambiente.

Material utilizado:
-cola branca
-retalho de pano no tamanho médio de 25 cm de altura por 35 cm de comprimento
-granpeador
-enfeite de sua escolha ( no caso da foto foi a borboleta)
-caixa de leite limpa
-tesoura
-saco plástico
-areia

Como fazer:
Pegue sua caixa de leite limpa e corte a parte superior dela num tamanho de sua escolha não muito grande nem muito pequeno.
Depois passe cola em todos os seus lados e cole o retalho de pano por toda a sua volta de maneira que ela fique com um bom acabamento. (Também cole o pano na parte debaixo da caixa e em cima no estilo do embrulho de presente).
Após este processo pegue seu saco plástico e o enche de areia.
Depois coloque o saco dentro da caixa de leite e a granpeie.
Para terminar cole o enfeite em cima do grampo e espere no mínimo 24 horas antes de começar a usar.
Tenha um bom proveito e qualquer dúvida nos consulte atráves dos comentários.

Vidro com craquelê invertido



Outro dia comprei um vidro para colocar azeite, mas achei que precisava dar uma incrementada no visual dele, pois achei muito sem graça. Daí tive a ideia de fazer um craquelê só que por fora do vidro, por isso denominei de craquelê invertido.
Materiais: vidro; tinta craquelê, verniz vitral; tinta esmalte; álcool; fita crepe; pincel.
Execução:
1.Lave o vidro e passe um pano com álcool para tirar toda gordura e manchas que tiver;
2.Com a fita crepe delimite a parte que será pintada com a tinta craquelê;
3.Use um pincel de cerdas macias para passar o verniz vitral antes de pintar com a tinta craquelê. Espere secar;
4.Agora passe a tinta craquelê na cor desejada. Carregue o pincel com bastante tinta e passe sem sobrepor as camadas de tinta para não tirar o efeito de craquelado;
5.Depois de completamente seco, retire, com cuidado, a fita crepe;
6.Com um pincel bem fininho escreva o nome com a tinta esmalte. Se errar é só passar um pano umedecido em álcool e apagar. Se quiser poderá escrever com tinta vitral ou tinta dimensional. Espere secar;
7.Para finalizar passe, com um pincel macio, o verniz vitral em toda parte externa do vidro para proteção da pintura.

Acho que não ficou tão bom assim, mas valeu a experiência de fazer uma técnica de forma diferente, não acham?

Bolsa de galão e chinelos havaianas com flor de garrafa pet



Para ver o passo a passo entre no blog : http://artesanatopassoapasso.blogspot.com/2009/06/bolsa-de-galao-e-chinelos-havaianas-com.html

15 de julho de 2010

A JABUTICABEIRA

A JABUTICABEIRA

Um jovem se aproximou de um senhor idoso e perguntou:
- Que planta é esta que o senhor está cuidando?
- É uma jabuticabeira - respondeu o velho.
- E ela demora quanto tempo para dar frutos?
- Ah, pelo menos uns quinze anos - informou o homem.
- E o senhor espera viver tanto tempo assim? – indagou irônico, o rapaz.
- Não, não creio que viva tudo isso, pois já estou no fim da minha jornada, disse o ancião.
- Então, que vantagem você leva com isso, meu velho?
E o velhinho respondeu calmamente:
- Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você...
Que seria de nós, se não plantássemos hoje a semente que servirá de alimento amanhã?
Não podemos estar voltados somente para nós mesmos. Temos que pensar, também, nas gerações que estão por vir.
Temos que dar nossa colaboração. Muitas medidas tomadas hoje repercutirão no futuro.
Tomara que você sinta orgulho de poder fazer, de alguma forma, parte dele e ter dado a sua contribuição.

Balões

Pois é, as festas juninas já começaram e com elas todo um ritual. Pipoca, paçoca, quentão, quadrilha, bandeirinhas, fogueiras e... balões.
Fogos de artifícios e balões, em geral, são as atrações principais das festas, mas muito mais do que bonitos eles são perigosos, tanto que soltá-los se tornou  crime a partir de 1998.
O número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros neste período tende a crescer enormemente e em sua maioria são incêndios e pessoas com graves ferimentos causados por fogo.
No inverno a vegetação está mais seca e pega fogo com mais facilidade. Além disso, há o risco do balão cair em casas e edifícios, provocando incêndios e danos não apenas ao patrimônio, mas também à saúde e à vida de pessoas.
Fogos de artifícios podem parecer seguros, mas nem sempre transportados ou utilizados de forma adequada.
Guardar as “bombinhas” nos bolsos pode fazer com que elas explodam causando queimaduras graves.
Já aquelas bombinhas conhecidas como “estalinhos” ou “biribinhas” não causam danos à saúde, desde que atirados no chão.
Para tentar minimizar os problemas decorrentes das festas juninas, o Corpo de Bombeiros preparou uma cartilha especial com dicas para os festeiros.
Caso alguém seja atingido por fogos ou mesmo balões, os primeiros-socorros são fundamentais. Envolver a área queimada com uma toalha molhada e levar a pessoa imediatamente para um posto médico é a melhor solução.
Em caso de pequenos focos de incêndio tente apagar o fogo, caso não consiga ou se o foco for grande, não banque o herói, chame imediatamente os bombeiros pelo telefone 193.
Então não se esqueça, aproveite a época, mas não descuide da segurança!