15 de agosto de 2009

Artesanato com caixas de ovo



Sai a primeira área ambiental particular

Sai a primeira área ambiental particular
Uma propriedade particular localizada no Moinho Preto, no bairro Mosela, com área de 440 mil metros quadrados de Mata Atlântica, foi transformada na primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). O imóvel foi beneficiado graças ao decreto 49/2005 do prefeito Rubens Bomtempo, que concede isenção de IPTU a proprietários que preservarem áreas verdes ou promovam o reflorestamento de terras degradadas. O decreto entrou em vigor em maio de 2005 com a proposta de estimular a preservação do patrimônio ambiental de Petrópolis."O decreto permite a preservação de grandes áreas com riquezas naturais imensuráveis. Esse fator se reverte, com certeza, em qualidade de vida para Petrópolis e os seus cidadãos. Desde o início do governo temos tido uma grande preocupação com o meio ambiente. Isso é fundamental para as futuras gerações. Esse é o papel do homem público: criar condições para que a sociedade tenha uma melhor condição de vida" afirmou Bomtempo.A primeira RPPNM da Mosela possui uma biodiversidade de valor incalculável. São dezenas de nascentes, fauna e flora nativa, com espécies diversas. Invariavelmente, a área recebe a visita de invasores que promovem caça e captura de animais silvestres, roubo de madeira, desvio de fontes aqüíferas e até apropriação ilegal de terras. Mas, com ainstituição da área em reserva natural, os processos de degradação serão coibidos."As RPPNMs visam atender várias demandas ecológicas. Para o município, o interesse é manter sempre preservadas as áreas verdes, coibindo assim atos que possam destruir o patrimônio verde. Para o proprietário do terreno, a isenção fiscal é vantajosa. Portanto, o maior beneficiado pelo decreto 49 é a população petropolitana e a própria cidade, que terá a qualidade ambiental garantida", garantiu o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Mustrangi
Mais duas áreas em análise
O secretário do Meio Ambiente, Paulo Mustrangi explicou que o mesmo decreto permite que as reservas sejam usadas para fins científicos, culturais e educacionais. Os pedidos de criação das reservas municipais devem ser solicitados à Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones 2246-8961 e 2246-8962. Em breve, outras duas propriedades particulares localizadas em Nogueira e em Araras estarão entre as novas áreas destinadas à implantação de reservas."A criação das RPPNMs fortalece a vocação de Petrópolis para o turismo ecológico, dando aos proprietários das áreas preservadas não só benefício fiscal, mas também estímulo à exploração de atividades voltadas para o ecoturismo", comentou Mustrangi.Petrópolis possui quatro Reservas Particulares de Proteção Natural, que foram homologadas pelo governo federal, através do Ibama.As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são unidades de conservação em área privada, registradas em caráter de perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. A criação de uma RPPN é um ato que fica a critério de cada proprietário, que decide utilizar toda propriedade ou parte dela, em RPPN, sem que isto ocasione perda dodireito de propriedade.A autorização ou licenciamento só poderá ser concedido para locais que não comprometam o equilíbrio ecológico ou coloque em perigo a sobrevivência das espécies existentes na área. A Prefeitura de Petrópolis dará prioridade aos requerimentos referentes aos imóveis, que sejam extensão de unidades de conservação, ou de áreas que tenham como ponto de interesse a preservação do patrimônio cultural.
Fonte: Diário de Petrópolis

6 de agosto de 2009

Detergene caseiro


Pra você que quer saber como fazer detergente caseiro, está aqui uma ótima receita para produzilo em sua casa, de maneira simples e rápida. Fazer detergente pode ser mais simples que você pensa, pois maioria dos ingredientes podem ser encontrados em sua própia casa, acredito que você tenha que comprar apenas o amoníaco. Siga atentamente aos passos de como fazer detergente, para que você possa concluir com sucesso esta dica!
Ingredientes para fazer o detergente:
4 colheres (sopa) de solução de amoníaco1 pedra de sabão de coco2 limões cortados1 litro de águaE 5 litros de água num balde
Passo a Passo para fazer detergente
Corte o sabão de coco em vários pedacinhos, quanto menor os pedaços mais fácil eles vão derreter. Ferva 1 litro de agua em qualquer panela bem funda.
Quando a água começar a ferver, jogue os pedacinhos de sabão de coco dentro da panela funda, depois que todo o sabão derreter, mexa-o com uma culher grande, pode ser uma colher de pau. Despeej toda a mistura dentro do balde com os 5 litros de agua, e esprema os limôes dentro do balde, e mecha.
Estamos quase no final, gora é a vez do amoníaco, com muito cuidado, e longe do rosto, abra o frasco do amoniaco, despeje quatro colheres de sopa de amoníaco no balde. Misture bem, e está pronto!
O detergente que você fabricou, pode ser armazenado dentro de garrafas, é natural que apareça espuma. Gostariamos de lembrar que depois de um certo tempo, o detergente caseiro ( ecológico ) pode não produzir mais espuma.

sabão em pó caseiro


A receita abaixo resultará em sabão em pó.
Ingredientes e Preparo:
3 litros de óleo –
1 kg de soda cáustica;
1 sabonete;
1 tablete de anil.
Preparo:
Coloque no fogo baixo e mexa até formar uma farofa.
Depois de frio, passar na máquina de triturar até ficar fino.
Deixe no sol para secar.

4 de agosto de 2009


“Gripe A” H1N1 - Contágio, Sintomas e Prevenção

- A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou no último dia 30 de abril o fim do nome “Gripe Suína“, que agora se chama “Gripe A”, ocasionada através do vírus “H1N1″.
Já foram confirmados 95 mil pessoas atingidas pela “Gripe A” H1N1 em 120 países num total de 429 mortes. No Brasil já foram confirmadas 1.566 caso no Brasil, 34 mortes pelo vírus influenza A H1N1 sendo 16 no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro e 1 no Paraná.
Contágio da “Gripe A” H1N1:
O contágio da “Gripe A” H1N1 é dada através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas. O consumo da carne de porco não é uma fonte de contágio se a mesma for cozida a 71 graus celsius.
Síntomas da “Gripe A” H1N1:
Os sintomas da “Gripe A” H1N1 são similares aos sintomas da gripe convencional porém com maior ênfase nos síntomas. Os síntomas são Febre, Tosse, Dores Musculares, Cansaço, Diarréia, Vômito, Irritação nos Olhos e Fluxo Nasal.
Prevenção da “Gripe A” H1N1:
Para se proteger da “Gripe A” H1N1 você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1.
Máscaras já estão sendo usadas nos principais países em que o vírus H1N1 estão instalados, mas são 100% eficientes. Lave sempre as mãos com sabonete e evite colocar as mãos nos olhos, bocas e ouvidos e ainda evite ficar em locais fechados com grande aglomeração de pessoas e procure sempre locais arejados.
Carnes suínas devem ser ingeridas apenas depois de passar pelo processo de cozimento a 71 graus celsius, temperatura suficiente para matar qualquer tipo de bactérias, inclusive o vírus H1N1, o vírus da “Gripe A” H1N1.

O Ministério da Saúde divulgou recentemente meios através da Internet e/ou telefone para que as pessoas possam se informar melhor sobre o vírus influenza A H1N1 responsável pela gripe A. Através da Internet basta acessar o este link e se informar adequadamente, já pelo telefone você pode entrar em contato através do Disk Saúde 0800 61 1997

Preservação ambiental- Fotos




3 de agosto de 2009

algumas coisas que se pode fazer com latas











Pandeirola


Aprenda a fazer canudos de jornal


1 - Dobre a folha de jornal, faça um quadrado e corte-o;

2 - Enrole a folha e cole a sua ponta.

Mini-estante com canudos de jornal









Tem gente que não acredita mas até pequenas mobílias podem ser feitas com canudos de jornal, como essa mini-estante para a cozinha.
Materiais: canudos de jornal; papelão Paraná; palito de churrasco; tinta látex; tinta plástica cor bronze; verniz geral; cola; tesoura; fita métrica e caneta..
Molde:








Execução:
1 - Pegue 33 canudos nº02 e cole um no outro. Espere secar por 30 min.
2 - Pegue o molde do fundo da mini-estante e risque nos canudos que voê colou;
3 - Agora, recorte em cima dos riscos que você acabou de fazer;

4 - Para fazer a lateral cole 9 canudos nº02 e espere secar por 30 min. Repita este passo para fazer a outra lateral;
5 - Com o molde risque o tamanho das laterais e recorte;
6 - Tire o molde das divisórias no papelão e cole os canudos para reforçar;

7 - Cole 1 canudo nº02 de cada lado do fundo seguindo as medidas do molde, ou seja, cole 3 cm de canudo nas duas laterais e no centro;
8 - Você vai deixar 3 canudos de cada lado. Deixe um pequeno espaço entre os canudos;
9 - Cole as divisórias;

10 - Cole as laterais;
11 - Corte um canudo nº02 e reforce os cantos da mini-estante. Coloque outro canudo no comprimento para reforçá-lo;
12 - Espere secar por 40 min. e pinte com látex para dar fundo. Espere secar por uns 30 min. e passe a tinta plástica na cor bronze.


artesanato com potes de yogurte


Achei esses modelos de bichinhos para decorar potes de iogurte, uma boa idéia para fazer como porta-treco ou lembrança de aniversário. Você pode usar papelão ondulado ou e.v.a para fazer patas e carinhas.

1 de agosto de 2009

Sandália feita com sacolas plásticas


Sandálias de sacolinhas plásticas
Sandália feita de crochê com sacolas plásticas é mesmo coisa de quem tem uma incrível imaginação
Crochê não é novidade. Crochê com sacolas de supermercado já impressiona um pouquinho. Mas uma sandália feita de crochê com sacolas plásticas é mesmo coisa de quem tem uma incrível imaginação
Na verdade eu já estava para publicar esse passo a passo há um tempinho, mas morrendo de medo dos comentários do tipo:- Como assim?- Não entendi nada!!Porque o passo a passo detalhado não tenho, mas apenas uma base para que se faça qualquer peça a partir de crochê com sacolas plásticas. Mas olha só o resultado. Não é o máximo?


Já foi publicado no Arte Reciclada um tutorial para transformar sacolas em fios, mas a técnica abaixo me parece um tanto mais simples, o que não quer dizer que é fácil...Transforme um saco plástico em "fios":Essa técnica usa fios de dupla espessura, portanto, use uma agulha maior que o normal.


Estenda a sacola

Corte as alças e o fundo

Dobre até formar uma faixa

Corte em pedaços do tamanho que quiser o fio. Você vai formar anéis de plástico


Coloque um anel sobre o outro

Agora coragem! O anel de baixo (branco) passa por cima do azul e em seguida, por baixo dele mesmo. Preste atenção na foto. Depois que fez o primeiro, você nunca mais vai esquecer.



Puxe a ponto de não atrapalhar na hora do crochê, mas cuidado para não esticar o plástico. Repita o procedimento indefinidamente para fazer um novelo de plástico.


Esta técnica obtém fios mais resistentes. Ótimos para a sandália. Veja ela calçada.

Não me pergunte porque não sei dizer a quantidade de sacolas usadas, mas garanto que você vai retirar um monte de sacolas do meio ambiente para conseguir uma sandália como esta:Sei que estou sendo engraçadinho, mas a sandália tem diversos fatores que tornam relativa a maneira de fazê-la. Desde o tamanho do pé até o fato de que cada pé da sandália tem que ter uma curvinha para um lado.Conto com a compreensão de vocês .